A UD Leiria foi arrancar um precioso empate (1-1) em Alcochete diante do Sporting num jogo em que a vitória podia ter recaído para qualquer um dos conjuntos.

Os primeiros minutos foram de equilíbrio, com a UD Leiria a mostrar algum atrevimento em termos ofensivos e a primeira grande oportunidade foi mesmo para os leirienses num livre de Afonso Caetano que levou a bola a embater na barra da baliza de Stojkovic.

Depois da ameaça, a UD Leiria chegou ao golo na marcação de uma grande penalidade a castigar uma mão na bola de Bruno Wilson na área. Na conversão, Benny executou o remate de forma perfeita e abriu o marcador.

O Sporting tardou em reagir e só o conseguiu fazer através do seu elemento mais desequilibrador, Lisandro Semedo. O extremo, em contra-ataque, aproveitou a sua velocidade para ficar isolado, mas o remate saiu à figura de Vítor Lopes.

O Sporting veio para o segundo tempo com outra disposição e, mais uma vez, Lisandro Semedo voltou a semear o pânico num remate cruzado que embateu no poste, com Rafael Barbosa a falhar a recarga.

No minuto seguinte, a UD Leiria dispôs de uma oportunidade de ouro para ‘matar’ o jogo quando João Silva isolou Leandro, mas o avançado, completamente sozinho, não conseguiu desfeitear Stojkovic.

Nesta altura, o jogo era de parada e resposta e coube ao Sporting nova situação de perigo quando Ivanildo cabeceou pouco por cima na sequência de um livre. O golo adivinhava–se e apareceu por intermédio de Luís Elói que recebeu a bola na área e atirou a contar, com o esférico ainda a embater no poste antes de entrar.

A UD Leiria respondeu de bola parada com Vasco Pontes a obrigar Stojkovic a aplicar- -se para evitar novo golo unionista, enquanto do outro lado, também de bola parada, Pedro Ferreira cabeceou ao poste na sequência de um livre.

Até ao apito final, destaque ainda para um golo anulado ao ataque leonino num jogo com arbitragem positiva.

Sporting CP     1
Stojkovic, Jorge Silva, Ivanildo, Bruno Wilson, João Serrano, Fábio Martins (Pedro Ferreira, 59’), Bubacar Djaló (Diogo Barbosa, 74’), Rafael Barbosa, Luís Elói, José Correia (José Postiga, 68’) e Lisandro Semedo.
Não jogaram: José Marinheiro, Gonçalo Araújo, Hugo Meira, Arilton Ebo.
Treinador: José Lima.

UD Leiria     1
Vítor Lopes, Zé Rodrigues, Benny, André Oliveira, Ivan, André Luís, Rui Rodrigues, Vasco Pontes (Gabi, 90’), Afonso Caetano, João Silva (Boubacar, 80’), Leandro (Pedro Henriques, 70’).
Não jogaram: Dinis, Ruben Fernandes, Zacaria, Bruno Santos.
Treinador: Tiago Vicente.

Estádio Aurélio Pereira, Alcochete
Espectadores: 200.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Benny (16’); 1-1 Luís Elói (59’).
Disciplina: Amarelo a Bruno Wilson (15’), Rafael Barbosa (38’), Jorge Silva (63’), Pedro Henriques (84’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria