A primeira volta da Divisão de Honra Distrital chegou ao fim e o GRAP é líder isolado da classificação com mais cinco pontos do segundo classificado, o Marrazes.

Ao fim de 15 jornadas, a formação dos Pousos tem um registo impressionante de 11 vitórias, sendo o melhor ataque da competição – com os mesmos 33 golos da Moita do Boi -, e a segunda melhor defesa com apenas 12 golos sofridos. Na base do sucesso, na opinião do treinador Ricardo Ferraz, está a aliança perfeição entre a experiência e a juventude do plantel do GRAP.

“O segredo desta primeira volta está no trabalho, nos treinos, e na experiência que temos no plantel aliada à irreverência da juventude”, sublinhou Ricardo Ferraz, acrescentando que a diferença principal nas 15 jornadas iniciais esteve no facto de o GRAP “não ter perdido muitos pontos com equipas teoricamente mais fracas”, ao contrário do que aconteceu com os vários candidatos aos lugares do topo da classificação.

Apesar do momento de felicidade vivido nos Pousos, a fase competitiva não permite grandes festejos já que no próximo domingo o GRAP dá o pontapé de saída à segunda volta com uma deslocação ao terreno do Alqueidão da Serra, equipa que vem moralizada pela vitória frente ao Guiense por 4-3 na passada jornada. Um jogo em que Ricardo Ferraz antevê dificuldades. “Será um jogo extremamente difícil. É uma equipa que em sua casa se bate muito bem e conta com um público efusivo que dá muita energia à equipa. A nossa classificação actual dá-nos o favoritismo e é nesse sentimos que vamos dar tudo para trazer os três pontos”, frisou o técnico.

Em relação ao que falta jogar na época, Ricardo Ferraz quer “tentar manter o mesmo nível exibicional e os resultados”, mas garante que a conquista do título não é uma obsessão: “No início da época o objectivo foi implementar na equipa um espírito de vitória e essa filosofia tem sido atingida, mas não ficamos obcecados com a conquista do título. Há sempre coisas a melhorar e com alguma estrelinha até podemos lá chegar, mas há um longo caminho a percorrer”, disse.

Miguel Xavier não joga mais esta época
Apesar da época extremamente positiva do GRAP, a equipa sofreu recentemente duas baixas de peso. Por um lado, o defesa Fábio Martins saiu do clube por motivos profissionais e, por outro, Miguel Xavier sofreu uma grave lesão na Pelariga na passada jornada, tendo sido operado com sucesso, contudo atirou o médio para fora dos planos de Ricardo Ferraz até ao final da época. Um cenário que preocupa, mas que não é encarado com dramatismo no seio da equipa. “Neste momento, no mercado, não há muitos jogadores disponíveis, por isso temos de encontrar soluções dentro do plantel para substituir essas ausências”, concluiu Ricardo Ferraz.

Texto: José Roque – Diário de Leiria