O Sporting venceu por 2-0 na recepção à UD Leiria, no domingo à tarde, a contar para a sétima jornada da série Centro da segunda fase do Campeonato Nacional de Iniciados.

Num jogo de sentido único, os ‘leões’ não conseguiram desfazer o nulo até ao intervalo, apesar das oportunidades criadas por Tiago Rodrigues (que atirou mesmo uma bola ao poste) e das boas tentativas de meia distância de João Monteiro, com o guarda-redes leirienses Leonardo a ser uma das figuras em maior destaque.

Em termos ofensivos, os leirienses denotaram grandes dificuldades, mas a nível defensivo demonstraram uma grande entre-ajuda entre sectores.

No reatamento, Pedro Venâncio arriscou tudo e passou a jogar com uma linha de apenas três defesas – suficiente para travar o escasso caudal ofensivo dos leirienses, que não fizeram um único remate com perigo durante todo o jogo –, colocando mais uma unidade no ataque.

Depois de algumas boas intervenções do guarda-redes visitante, Tiago Rodrigues inaugurou o marcador aos 47′, desviando de cabeça um bom cruzamento de Bernardo Sousa.

A partir daí, o Sporting conseguiu jogar com mais calma e clarividência, aumentando o marcador (golo de Bernardo Sousa aos 64′, com um remate em arco na sequência de um canto) e criando inúmeras ocasiões para dar outra expressão ao resultado final, que acaba por ser escasso face ao domínio conseguido durante toda a partida.

Apesar da derrota, a formação do Lis mantém o terceiro lugar, com oito pontos, mas está praticamente afastada do apuramento para a fase final, já que o Sporting tem 16.

Texto: José Roque – Diário de Leiria