O GRAP ‘cilindrou’ um irreconhecível Vieirense por 6-0 num jogo praticamente de sentido único, em que a juventude da formação dos Pousos chegou e sobrou para garantir uma vitória justa e que teve como figura máxima o avançado Vasco Gonçalves, com o ainda júnior a assinar quatro golos (‘poker’).

Quando ao jogo, começou melhor o GRAP, mas nem Vasco, por duas vezes, nem Celso conseguiram concluir as jogadas da melhor maneira perante uma defensiva do Vieirense que nesta fase foi sentindo muitas dificuldades em travar a mobilidade dos homens da frente do conjunto da casa.

Depois das ameaças, o golo surgiu mesmo quando Capão trabalhou bem na área e rematou à meia volta adiantando o GRAP no marcador com o guarda-redes Poli a ficar mal na fotografia.

Pouco depois, a formação dos Pousos podia ter aumentado a vantagem na sequência de um livre batido por Steve a que Capão correspondeu com um bom cabeceamento, mas ao poste.

O jogo continuou a ser de sentido único e depois de Celso e Capão terem colocado à prova os reflexos de Poli, na recarga, o mesmo Celso cabeceou colocado para o 2-0.

O Vieirense deu depois um ar da sua graça quando Amaro rematou à entrada da área, mas a bola saiu ao lado do poste. Muito pouco para uma equipa que ocupa o sétimo lugar da tabela.

A segunda parte começou equilibrada, com o Vieirense a tentar mudar o rumo dos acontecimentos, mas a melhor oportunidade acabou por pertencer ao GRAP quando Vasco, em excelente posição, rematou enrolado para as mãos de Poli. Se não foi à primeira, foi à segunda quando Vasco surgiu isolado perante Poli e, na cara do guarda-redes, fez o 3-0.

A partir daqui o jogo ficou mais lento e ‘partido’, mas ainda assim o GRAP não desistiu de aumentar a vantagem, algo que veio a conseguir numa jogada de contra-ataque bem concluída por Vasco.

Pouco depois, Pedro Santos foi carregado na área do Vieirense e Vasco, na cobrança do castigo máximo, fez o 5-0 e completou o ‘hattrick’. Contudo, o jovem jogador ainda não estava satisfeito e com o jogo a caminhar para o final, o GRAP voltou a desenvolver um contra-ataque venenoso com Vasco a galgar sozinho para a baliza tendo sido carregado em falta por Poli que, acabou por expulso por acumulação de amarelos, obrigando um colega de equipa a assumir das redes da baliza Vieirense. Na conversão do castigo máximo, Vasco fixou o resultado final em 6-0 e assinou o seu ‘poker’.

Quanto à arbitragem, André Moreira esteve sempre perto dos lances e assinou um trabalho muito positivo.

GRAP       6
Sérgio Fonseca, Steve, Lomba, Oliveira, Pinuko, Rachida (c) (Márcio, 53′), Luisito (Gonçalo, 84′), Pedro Santos (Nuno Assis, 80′), Celso, Capão, Vasco.
Não jogaram: Chibito, Armando, Camará, Tuga.
Treinador: Ricardo Ferraz.

ID Vieirense     0
Poli, Renato Botas (Ricardo Fernandes, 77′), César Índio, Leo, Luis Feteira, Rafael Tojeira, Ricardo Gata (c), Júlio Gomes, Amaro (Neto, 71′), João Paz (Rodrigo Marques, 64′), André Taveira.
Não jogaram: Makê.
Treinador: Bruno Ramusga.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: André Moreira. Auxiliares: Nuno Cadete e Graciano Vieira.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Capão (10′), 2-0 Celso (24′), 3-0 Vasco (59′), 4-0 Vasco (70′), 5-0 Vasco (74′, g.p.), 6-0 Vasco (84′).
Disciplina: Amarelo a Celso (27′), Júlio Gomes (33′), Poli (60′ e 83′), Ricardo Gata (62′), Renato Botas (70′), Oliveira (72′), Rafael Tojeira (75′). Vermelho por acumulação a Poli.

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria