O Sporting sofreu para conquistar os três pontos em Leiria fruto que uma exibição desinspirada e de uma UD Leiria que nunca deixou de lutar por um resultado positivo.

Começou melhor a UD Leiria com uma jogada confusa dentro da área em que a bola sobrou para Leandro que, com pouco ângulo, atirou ao poste.

A partir daqui o Sporting tentou mandar no jogo sempre perante uma formação da casa muito combativa. Ainda assim, João Pedro foi obrigado a aplicar-se para impedir o primeiro golo dos leões.

Na resposta, Rui Rodrigues tentou a meia distância mas a bola passou a centímetros do poste da baliza de Pedro Silva. O Sporting reagiu por Abdoulaye que, após boa jogada individual dentro da área, atirou às malhas laterais.

O jogo acabou por mudar de figurino quando Jordão foi expulso por acumulação e, pouco depois, o Sporting chegou ao golo num cruzamento de Abdoulaye que ainda sofreu um ligeiro desvio, com a bola a anichar-se lentamente no fundo das redes leirienses.

Na segunda parte, o jogo foi bastaste repartido apesar da UD Leiria jogar em inferioridade numérica. Ao maior domínio leonino, a UD Leiria respondia com contra-ataques e num desses lances João Silva deixou uma primeira ameaça.

Com o Sporting a diminuir de intensidade, os leirienses aproveitaram para subir no terreno e chegar mesmo ao golo do empate por Leandro na recarga a um primeiro remate de Afonso.

Com o empate restabelecido, os leões voltaram à carga em busca do triunfo e o golo acabou por chegou através de Luís Elói que aproveitou da melhor maneira a recarga a uma defesa espectacular de João Pedro.

Até ao apito final, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem, num jogo em que o árbitro Luís Catita assinou um trabalho positivo.

UD Leiria     1
João Pedro, Pedro Henriques (Lourenço, 85′), Miguel Ferreira (Renato, 87′), Tomas Rukas, Denis, Bruno Jordão, Rui Rodrigues, Afonso (Mihai, 78′), João Silva, Vasco Pontes (c), Leandro.
Não jogaram: Dinis Bruno, Gabi, Bernardo, Raul Rodrigues.
Treinador: Tiago Vicente.

Sporting CP 2
Pedro Silva, Gonçalo Araújo, Bruno Wilson, Ivanildo, João Serrano, Luís Caicedo (Bubacar Djalo, 61′), Lisandro, Abou Touré (Felício, 85′), Rafael Barbosa (c), Luís Elói, Abdoulaye (Postiga, 71′).
Não jogaram: Stojkovic, Paulo Borges, Diouf, Zhang.
Treinador: Luís Boa Morte.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Luís Catita (Évora). Auxiliares: Gonçalo Brálio e Vasco Guedelha.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Abdoulaye (40′), 1-1 Leandro (60′), 1-2 Luis Elói (69′).
Disciplina: Amarelo a Bruno Jordão (10′ e 37′), Abou Touré (53′), Lisandro (64′). Expulsão por acumulação a Jordão.

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Paulo Costa