Com o campeão distrital já apurado (AC Marinhense), esta última jornada do campeonato tinha o factor extra de decidir quem seria o vice-campeão, e se dúvidas havia, a EAS Marinha Grande dissipou-as por completo.
A equipa da casa entrou melhor no jogo e desde cedo colocou-se em vantagem numa bola bombeada para o interior da área em que Rodrigo falhou a intercepção, e num lance confuso, Tomás Gomes, a ‘meias’ com um defesa, inaugurou o marcador.

Em desvantagem, a equipa de Hugo Pereira não se deu por vencida, e Francisco Matias dispôs de uma boa ocasião para restabelecer o empate, mas, pressionado por um defesa, acabou por rematar ligeiramente ao lado da baliza de André Ramos.

Apesar deste lance, o domínio de jogo era claramente da equipa da casa, e já depois de Benny ter levado muito perigo junto da baliza de Rodrigo, foi Tomás Gomes que, na marcação de uma grande penalidade indiscutível a castigar falta de Rodrigo, fez o 2-0 com que se chegou ao intervalo.

A segunda parte começou na mesma toada, e logo nos minutos iniciais Vitorino dispôs de duas boas ocasiões de golo. Na primeira, a bola embateu na barra da baliza de Rodrigo e, na segunda, Rodrigo fez uma boa defesa e evitou males maiores para a sua equipa.

O GC Alcobaça respondeu com a mesma moeda, e Miguel Honório, um dos mais inconformados, teve um bom trabalho individual, e rematou com perigo, com a bola a passar muito perto da baliza leonina. Contudo, a EAS Marinha Grande controlava completamente o jogo e Vasco Martins, em dois lances quase consecutivos, com dois bons remates, bisou na partida e deu maior justiça ao marcador.

Vitória justa da EAS Marinha Grande, por números que mostram claramente o que foi o jogo, perante um GC Alcobaça que depois de uma etapa inicial fraca, melhorou na etapa complementar, mas ainda assim esteve longe de conseguir pôr em causa o domínio da equipa da casa.

Quanto à arbitragem de Ricardo Morgado, o jogo foi fácil e ele não complicou. Bom trabalho, sem casos.

EAS Mª Grande      4 
André Ramos, Lucas Pegas (c), Filipe, Bernardo Bastos, João (Alex, 55′), Diogo Rainho, Vasco Martins, André Sousa, Tomás Gomes, Vitorino (Tomás Machado, 50′), Benny (Gonçalo, 55′).
Não jogaram: Paulo, Duarte Branco.
Treinador: David Salgado.

GC Alcobaça      0
Rodrigo, Zé Correia (Ricardo, int.), Marco (c), Leandro, Pedro Lourenço, Rafael (Pedro Calado, 55′), Rui, Ricardo, Márcio (Tiago Silvestre, 47′), Miguel (Tomás, 55′), Francisco.
Não jogaram: Guilherme, Dário.
Treinador: Hugo Pereira.

Campo do Tojal, em Picassinos
Árbitro: Ricardo Morgado. Auxiliares: Nelson Pereira e Eduardo Brites.
Espectadores: 70. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Tomás Gomes (4′), 2-0 Tomás Gomes (30′, g.p.), 3-0 Vasco Martins (63′), 4-0 Vasco Martins (65′).
Disciplina: Amarelo a Vitorino (16′), Rui (22′), Rodrigo (30′), Lucas Pegas (37′), Rafael Pinto (46′), Francisco (47′), Benny (53′), Pedro Calado (68′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria