Na manhã de domingo, os finalistas Guiense e EAS Marinha Grande enfrentaram-se para disputar a final da Taça em iniciados, perante grande moldura humana, a fazer inveja a muitos jogos de seniores. Foi um jogo muito bem disputado, em que o equilíbrio foi nota dominante.

Após os minutos iniciais de estudo mútuo, a formação da Guia ganhou ligeiro domínio, pressionando mais e melhor o adversário, ganhando a luta a meio-campo. Mas foi uma saída em falso de Miguel Silva, na sequência de um pontapé de canto, que quase permitiu a Filipe Almeida abrir o activo.

Na resposta, foi Johnny a corresponder a um bom trabalho de Ricardo na direita e, de primeira, fez um bom golo, abrindo o marcador, levando o Guiense em vantagem foram para o intervalo, com justiça.

No reatamento, os pupilos de David Salgado entraram determinados a mudar o rumo dos acontecimentos, com Diogo Rainho a dar o mote ao desperdiçar uma boa ocasião, já dentro da área.

Respondeu o Guiense com uma grande jogada colectiva dos azuis, com a finalização de André Jorge para grande defesa de André Ramos.

Com maior posse de bola e domínio territorial, o conjunto da Marinha Grande tentou chegar à igualdade mas sofreu um revés com a expulsão de um dos seus melhores em campo, Duarte. Mas foi mesmo com um elemento a menos que os jovens ‘leões’ empataram a partida, com Filipe Almeida a tentar interceptar de cabeça um cruzamento, mas introduziu a bola dentro da sua baliza, pese embora o esforço do seu guarda-redes.

Num último suspiro, João Domingues, num grande remate de fora da área, tentou dar a vitória ao Guiense mas, mais uma vez, André Ramos, com nova magnifica defesa, negou os intentos do seu adversário.

Nas grandes penalidades, muito bem executadas, o herói foi André Ramos que defendeu o último remate de João Pedro.

Arbitragem com erros pontuais mas no geral bem conseguida.

GD Guiense      1*
Miguel Silva, João Pedro, Raul Henriques, Xavi Serra, Edgar Domingues, André Pedrosa, Mika (Pedro, 55′), Diogo (c), Ricardo, Johnny (João Domingues, 64′) e Wilson Leal.
Não jogaram: Diogo Jordão, Alex, Rúben Ferreira, Zezito e Gonçalo.
Treinador: Rui Franco.

EAS Marinha Grande      1*
André Ramos, Lucas Pegas (c), Bernardo, Filipe Almeida, João Marto (Paulo, int.), André Sousa (Gonçalo, int.), Vasco Martins (Alex, 65′), Diogo Rainho, Tomás Gomes, Duarte Branco e Vitorino (Benny, int.).
Não jogaram: Tomás Machado e Simões.
Treinador: David Salgado.

Campo das Camarneiras, Outeiro da Fonte
Árbitro: Pedro Narciso. Auxiliares: Bruno Nicolau e Telmo Capitaz.
Espectadores: 300. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Johnny (31′), 1-1 Filipe Almeida (66′, a.g.).
Disciplina: Amarelo a Duarte (50′ e 56′), Ricardo (66′). Vermelho por acumulação a Duarte.
*Grandes penalidades: 5-6

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria