O Sporting conseguiu a primeira vitória no campeonato, e logo com uma goleada (1-6) no terreno da UD Leiria que nada conseguiu fazer contra o maior poderio dos leões que mostraram uma eficácia acima da média.

Na primeira vez que o Sporting chegou à área contrária fez o golo na sequência de um lançamento lateral em que Ronaldo Tavares desviou de cabeça para a boca da baliza onde apareceu sozinho Bruno Fernandes a encostar.

O Sporting continuou a ser a equipa mais dominante e Bubacar Djalo tentou a longa distância proporcionando a Nicolae uma grande defesa para canto.

A UD Leiria sentia muitas dificuldades em construir jogo e quem aproveitou foi o Sporting que, após uma excelente jogada de combinação, fez o 0-2 com Bruno Paz a finalizar na cara de Nicolae.

Já perto do intervalo, o Sporting dilatou a vantagem com Bubacar Djalo a rematar cruzado para o 0-3.

A segunda parte começou com uma UD Leiria mais atrevida, mas a eficácia leonina voltou a ditar leis com Pedro Ferreira a cruzar para o cabeceamento certeiro de Ronaldo Tavares.

A UD Leiria respondeu com mais jogadores a aparecerem na frente de ataque e Afonso Caetano foi o primeiro a testar os reflexos de Tomás Foles após um remate de meia distância. Já a jogar em superioridade numérica, a UD Leiria voltou a criar perigo num cabeceamento de Pedro Gaio que testou a atenção de Foles.

O Sporting voltou a responder com eficácia com o recém-entrado Rafael Duarte a rematar cruzado para o 0-5. Pouco depois, os leões voltaram a fazer estragos com Gil Santos a tirar vários adversários do caminho antes de atirar para a baliza deserta.

A UD Leiria respondeu com o golo de honra com Nikulin, um dos melhores dos leirienses, a rematar forte para o fundo das redes.

Arbitragem com alguns erros do trio de Castelo Branco.

UD Leiria     1
Nicolae Cebotari, Pedro Henriques, Miguel Ferreira, Pedro Gaio, João Silva (Bernardo Carvalho, 40′), Rudy, Mihai Apostol (Gonçalo Chaves, 66′), Afonso Caetano (c), Egor Nikulin, Tiago Cabral, Portela (Nikita, int.).
Não jogaram: Duarte, Luisinho, Filipe Almeida, Pedro Domingues.
Treinador: Tiago Vicente.

Sporting CP     6
Tomás Foles, Bruno Paz, Aya Diouf, Abdu Conte, Pedro Empis, Bubacar Djalo, Bruno Fernandes (Leandro Tipote, 74′), Pedro Ferreira, Francisco Sousa (Rafael Duarte, 70′), Jovane Cabral (Gil Santos, 67′), Ronaldo Tavares.
Não jogaram: Luís Maximiano, Gonçalo Vieira, Hélder Almeida, David Tavares.
Treinador: Tiago Fernandes.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Luís Máximo (Castelo Branco),
Auxiliares: Ângelo Correia e João Diogo.
Espectadores: 350. Ao intervalo: 0-3.
Golos: 0-1 Bruno Fernandes (12′), 0-2 Bruno Paz (32′), 0-3 Bubacar Djalo (41′), 0-4 Ronaldo Tavares (52′), 0-5 Rafael Duarte (71′), 0-6 Gil Santos (76′), 1-6 Nikulin (79′).
Disciplina: Amarelo a Egor Nikulin (29′), Bruno Paz (38′), Pedro Ferreira (90+2’). Vermelho directo a Ronaldo Tavares (63′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito