A UD Leiria subiu ao segundo lugar da classificação, lugar esse que dá acesso ao apuramento para a segunda fase, depois de uma vitória diante do Beira-Mar por 2-1 num jogo em que os leirienses foram quase sempre superiores, mas um golo sofrido na segunda parte fez o conjunto da casa ‘tremer’, com os aveirenses a acreditarem num resultado positivo até ao apito final.

Depois de um início de jogo equilibrado, com incursões perigosas no ataque para ambos os conjuntos, foi Saná quem desbloqueou o marcador num lance de insistência em que o lateral serviu Renato à boca da baliza com o avançado a encostar para o fundo das redes.

Pouco depois, a UD Leiria aumentou a vantagem após excelente cruzamento de Pedro Ruivo a que Lucas Reis correspondeu com um excelente golpe de cabeça.

Os aveirenses sentiram muito os golos sofridos e os leirienses passaram a ser donos e senhores do jogo somando várias oportunidades para marcar, brilhando nesta fase o guarda-redes Marcelo a evitar males maiores para a sua baliza.

Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, mas a UD Leiria demonstrava menor inspiração na construção do seu jogo ofensivo apesar do domínio territorial.

Contra a corrente do jogo e sem que o tivesse justificado, o Beira-Mar chegou ao golo num livre cobrado por Samuel em que a bola bateu na barreira, e foi devolvido pela barra para os pés de Arsénio que só teve que empurrar para o fundo da baliza.

Este golo deu alento ao aveirenses que passaram a contra-atacar com mais homens na área leiriense e foi num desses lances que o empate esteve muito perto de acontecer quando Neves desviou para o poste após lance confuso na área.

Até final, apenas destaque para a expulsão de Gonçalo Chaves que viu dois amarelos em dois minutos, num jogo em que Fábio Piló cometeu pequenos erros, mas sem influência no resultado final.

UD Leiria       2
Rui, Dedé, Cruz (c), Vieira, Rafa, Saná, Marta, Pedro Luís, Pedro Ruivo (Edu, 70′), Tiago Costa (66′), Renato (Gonçalo Chaves, 56′), Lucas.
Não jogaram: Leo, Igor, Fonseca, Rafa.
Treinador: António Maia.

SC Beira-Mar     1
Marcelo, Peralta, Vito, Robim (Gui, 78′), Alain (Jorge, 38′), Arsenio, Rafa (Neves, 63′), Samuel, Barros, Ledine, Brandão.
Não jogaram: Ricardo, Mateus, Paiva, Tomás.
Treinador: Hugo Patrocínio.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Fábio Piló (Leiria). Auxiliares: Bruno Vicente e Vasco Marques.
Espectadores: 70. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Renato (14′), 2-0 Lucas Reis (18′), 2-1 Arsénio (65′).
Disciplina: Amarelo a Robim (19′), Samuel (56′), Saná (64′), Jorge (73′), Peralta (75′), Dedé (80+2′), Gonçalo Chaves (80+3′ e 80+4′), Barros (80+5′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria