No dérbi distrital a contar para o Nacional de Iniciados, o Caldas SC deslocou-se à Marinha Grande e venceu o SL Marinha por 0-2. A vitória assenta bem aos caldenses que foram sempre a melhor equipa, e com um pouco mais de acerto na finalização, até poderiam ter construído um resultado mais robusto. Quanto ao SL Marinha, apesar de esforçados e de se notarem muitas melhorias em relação ao início da época, é ainda muito pouco para uma equipa que ambiciona ficar nos campeonatos nacionais.

O Caldas SC chegou cedo à vantagem após um cruzamento da direita em que Ivo Nabais antecipou-se à defensiva vidreira e, de cabeça, inaugurou o marcador.

Em desvantagem, a equipa de Telmo Cruz procurou responder, mas fê-lo de uma forma bastante displicente e sem revelar critério no último passe, pelo que a defensiva do Caldas foi chegando e sobrando para as encomendas.

O Caldas continuava mais forte no jogo, Ivo Nabais esteve perto de ampliar a vantagem, mas João Bento superiorizou-se e conseguiu evitar males maiores para a sua baliza. Já com Rafael Pinto em campo, o SL Marinha ganhou alguma irreverência no seu ataque, mas ainda assim muito pouco para incomodar Hugo Antunes.

E assim, não foi de estranhar que tenha sido o Caldas a chegar ao golo, num lance quase tirado a papel químico do primeiro, mas desta vez foi Guilherme Lourenço quem aproveitou a passividade da defesa do SL Marinha para fazer o 0-2.

Em vantagem, o Caldas foi gerindo o jogo na etapa complementar e ainda que tenha dado ideia de ter abrandado um pouco o ritmo, foram os caldenses que em duas ou três ocasiões, por Ivo Nabais e Tomás Correia, estiveram muito perto do golo, mas aí brilhou João Bento que apesar da baixa estatura, se revelou um ‘gigante’ entre os postes, evitando que a sua equipa perdesse por outros números.

Boa arbitragem do trio comandado por Rui Inácio.

SL Marinha         0
João Bento, Beato, Cardoso, Rafael, Daniel (Castanheira, 57’), Márcio (c), Rogério (Carlos Daniel, 63’), Ricardo, Tiago (João Santos, int.), Valter (Rafael Pinto, 33’), Freitas.
Não jogaram: Francisco e Tomás.
Treinador: Telmo Cruz.

Caldas SC            2
Hugo Antunes, David Santos, Guilherme Ribeiro (Gonçalo Veludo, int.), David Sil (Diogo Silva, int.), Tomás Correia (Marcus Luís, 58’), Júlio Sousa, Gonçalo Cota, Gonçalo Matias (Bernardo Veludo, int.), Guilherme Lourenço, João Pedro (Tomás Vieira, 67’), Ivo Nabais.
Não jogaram: Guilherme Querido e Rodrigo Gaita.
Treinador: Luís Lopes.

Campo da Ordem, na Marinha Grande
Árbitro: Rui Inácio (Santarém). Auxiliares: Francisco Pereira e Pedro Ferreira.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Ivo Nabais (11’), 0-2 Guilherme Lourenço (22’).
Disciplina: Nada a assinalar.

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria