Como é sabido cada vez mais as bolas paradas (esquemas tácticos) são situações que definem jogos. As equipas técnicas têm de arranjar forma sistemas para contrariar isso, aí os guarda-redes têm na equipa um papel fundamental para a não concretização dessas bolas paradas por parte do adversário. Contudo é também fundamental que toda a equipa saiba o que fazer, quando fazer, métodos a adoptar e quanto ao número de homens a colocar na barreira, quem é colocado onde, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, do mais alto para o mais pequeno, do mais pequeno para o mais alto, se coloca na barreira os jogadores maiores se os jogadores mais pequenos, também é sabido que cada situação é uma situação.

Nisto é muito importante a comunicação verbal e corporal, é obrigatório que todos falem a mesma língua.

Eu defendo (não sou dono da verdade) é o que eu defendo… Que existem Zonas e Posições.

Zonas:

Zonas (1)

Posições:

Zonas (2)

Zona 1- 1 Homem (pode ser um médio/baixo)

Médio baixo porquê, dada a posição da bola é pouco provável que bata o livre directo, ainda que o possa fazer, mas é quase certo que coloque a bola na área e mesmo que bata directo o GR pode atacar a bola á sua frente, por sua vez os homens mais altos convêm que estejam na área.

Zona 2- 2 Homens (médio/alto)

Aqui como a probabilidade de bater directo é maior, convém colocar homens maiores para defender a “parte da baliza” mas é conveniente que se coloquem do mais alto para o mais baixo(foto 2), mas manter também homens mais altos na área dado que a bola pode ser batida para a área.

Zona 3- 3 Homens (convém que sejas mais altos)

Aqui na zona3 convém que sejam homens altos de forma a poder tapar o máximo de baliza possível.

Zona 4- 4 Homens (altos)

Aqui definitivamente convém que sejam homens altos de forma a poder tapar o máximo de baliza possível. Não esquecer que o GR deve ficar sempre a ver a bola e nunca se colocar muito afastado (mais centrado) para que possa atacar os dois lados.

Acrescentar que existem sempre os adversários que se colocam na barreira a dificultar a visão do GR.

Podíamos falar de barreiras invertidas, pois existe quem goste/prefira mais, pois como o nome indica, a barreira ficaria colocada do lado contrário (ao normal), mas estaríamos a fugir um pouco do objectivo inicial, poderá ficar para outro post.

Hélder Romana
Treinador UEFA-B/Preparador de Guarda-Redes