AC Marinhense e EAS Marinha Grande empataram (2-2) na manhã de domingo, num jogo entretido, em que a vitória poderia ter recaído para qualquer uma das equipas.

O Marinhense começou o dérbi mais atrevido, com dois remates de longa distância que saíram perto do alvo. Respondeu a EAS Marinha Grande através de um contra-ataque em que António Oliveira, em velocidade, tirou o adversário do caminho, mas quando se preparava para atirar a contar, o último reduto da casa limpou o lance.

Com o jogo muito disputado a meio-campo, o golo surgiu na sequência de um canto em que a defesa leonina não foi lesta a afastar o perigo, com Pedro Umbelino a aproveitar para, isolado, desviar de cabeça para o fundo das redes, materializando o ligeiro ascendente do AC Marinhense na partida.

A segunda parte começou praticamente com o golo da EAS Marinha Grande com António Oliveira a fazer estragos com a sua velocidade, sendo travado em falta dentro da área por João Vítor. Na conversão do castigo, Rodrigo Nogueira restabeleceu o empate.

O golo moralizou os ‘leões’ que foram nesta fase a equipa mais perigosa, fruto do desequilíbrio provocado pelos seus homens da frente. Apesar do maior domínio, foi novamente o Marinhense quem se adiantou no marcador na sequência de um lançamento lateral com o guarda-redes Godinho a fazer uma má abordagem ao lance, deixando a bola ao dispôr de João Dinis que, à entrada da área, atirou para a baliza deserta.

Apesar do rude golpe, os ‘leões’ reagiram de imediato com Rodrigo Nogueira a trabalhar bem na área e a rematar para defesa apertada de Afonso Roque. Na recarga, António Oliveira atirou para o 2-2.

Até ao apito final, ambas as equipas foram à procura do triunfo, mas mais com o coração do que com a cabeça, num jogo com má arbitragem de Vânia Almeida. Apitou em demasia e não mostrou critério nem técnico nem disciplinar.

AC Marinhense 2
Afonso Roque, Zé Batista (Gonçalo Sousa, 44′), João Vitor, João Caçador, Ricardo Caldas (Tiago Costa, int.), João Carlos (Leal, int.), Pedro Umbelino, João Pinto, Guilherme Grilo, João Guilherme (Felipe, 68′), João Dinis (c).
Não jogaram: Gonçalo Quinta, Flávio Pedrosa, Martim Grácio.
Treinador: Bruno Evangelista.

EAS Marinha Grande 2
Godinho, Diogo Lercas (c), Ruben Costa, Pedro Carreira, Alexandre Gonçalves, Alexandre Ribeiro, Diogo Codinha (António Reis, 56′), Gabriel (Paulo Santos, 64′), António Oliveira, Rodrigo Nogueira, João Lourenço (Paixão, 31′).
Não jogaram: Camarate, Pedro Gil, Tomás Ribeiro, Gonçalo Costa.
Treinador: Joaquim Trindade.

Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: Vânia Almeida (Leiria). Auxiliares: João Paulino e Pedro Menino.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Pedro Umbelino (32′), 1-1 Rodrigo Nogueira (37′, g.p.), 2-1 João Dinis (55′), 2-2 António Oliveira (60′).
Disciplina: Amarelo a Pedro Umbelino (23′), Gabriel Martins (27′), Ricardo Caldas (28′), João Vitor (37′), Alex Gonçalves (62′), João Guilherme (65′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria