A UD Leiria continua a subir na classificação com mais uma vitória, desta feita diante do CADE por 3-1, num jogo que marcou a estreia de Sérgio Lopes no comando técnico dos leirienses. A equipa do Lis só justificou o triunfo na segunda parte, altura em que mostrou todo o seu futebol, contrastando com uma primeira parte em que foi irreconhecível.

Os primeiros minutos foram de grande intensidade com ligeiro sinal mais do CADE que esteve muito perto de materializar a entrada mais forte quando Sandro cruzou atrasado para Tóia que rematou à barra.

A partir daqui o jogo ficou mais equilibrado, com muita luta a meio-campo e muitos passes errados de parte a parte. Ainda assim, coube à UD Leiria inaugurar o marcador quando Francisco Liberato executou um livre directo que só parou no fundo das redes, num lance em que o guarda-redes do CADE Pedro ficou muito mal na fotografia.

A equipa do Entroncamento tentou responder de imediato, também de livre directo, com Salgueiro a rematar muito perto da baliza de Bernardo.

Até ao intervalo, foi o CADE quem esteve por cima do jogo, voltando a estar perto do golo quando o Afonso, na marcação de um livre, voltou a acertar nos ferros da baliza leiriense.

Se a vantagem da UD Leiria ao intervalo não se justificava – de todo -, o segundo tempo mostrou uma equipa leiriense transfigurada para melhor. Quando se esperava uma entrada forte do CADE, foi a UD Leiria quem chegou ao golo logo no primeiro minuto quando Francisco Liberato cruzou para a área onde apareceu Luís Gouveia a desviar para o 2-0 ao segundo poste.

A equipa da casa voltou a ameaçar após boa jogada individual de Francisco Liberato, mas o remate cruzado do avançado saiu ao lado do poste.

Na resposta, o CADE reduziu a desvantagem na sequência de um canto em que Guilherme aproveitou o espaço concedido para cabecear para o fundo das redes.

A UD Leiria não se deixou atemorizar e, pouco depois, numa excelente jogada de combinação, Monteiro ganhou em velocidade e serviu de bandeja Francisco Liberato que, à boca da baliza, atirou à barra. Dois minutos depois, o mesmo jogador redimiu-se, e após ter tirado dois jogadores do caminho, rematou colocado à entrada da área para o 3-1 final.

Arbitragem positiva do trio de Coimbra, cometendo apenas erros menores.

UD Leiria             3
Bernardo, Daniel Ribeiro, Tomás Silva, Miguel Gomes, Felizardo, Nuno Trindade, Gonçalo, Alex Fernandes, Francisco Liberato (c) (Eduardo Melo, 70′), Luís Gouveia, Bryan (Monteiro, 52′).
Não jogaram: Afonso, Luís Soares, Rafael Lopes, Guilherme Biscaia, Nuno.
Treinador: Sérgio Lopes.

CADE        1
Pedro, Afonso, Rafa, Hugo, Diogo, Marco, Guilherme (Fábio, 64′), Salgueiro, Bruno, Sandro (Cirilo, 44′), Tóia (Leandro, int.).
Não jogaram: Pedro Capitão, Rodrigo, Moita, Rui.
Treinador: José Grilo.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: José Laranjeira (Coimbra). Auxiliares: Duarte Santos e Paulo Santos.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Francisco Liberato (23′), 2-0 Luís Gouveia (36′), 2-1 Guilherme (47′), 3-1 Francisco Liberato (62′).
Disciplina: Amarelo a Guilherme (52′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria