No arranque da segunda fase do campeonato nacional de iniciados, o Caldas SC foi até à Marinha Grande vencer os ‘leões’ locais por 0-2, num jogo em que a maior maturidade e eficácia dos ‘pelicanos’ acabaram por fazer a diferença.

O jogo começou com muita intensidade, em que o Caldas começou por tentar acercar-se da área contrária. Contudo, pouco depois, a EAS Marinha Grande equilibrou a contenda, com o jogo a ser muito disputado a meio-campo e sem que nenhuma das equipas conseguisse criar lances de golo.

Só a meio da primeira parte é que o jogo ganhou alguma emoção quando António Oliveira aproveitou uma bola à entrada da área para encher o pé, proporcionando uma grande defesa a Mika, com o esférico ainda a embater no poste.

Na resposta, o Caldas também criou perigo com Bernardo a tentar a longa distância, mas a bola passou ao lado do poste.

Já em cima do apito para o intervalo, o Caldas chegou ao golo num lance infeliz de João Paixão que, na sequência de um livre lateral, acabou por cortar a bola para a própria baliza.
Na segunda parte, esperava-se uma reacção forte da EAS Marinha Grande, mas os atletas caldenses cedo acabaram com as ilusões quando Bernardo ganhou uma bola à entrada da área e, com o pé esquerdo, rematou em arco para um golo de belo efeito (0-2).

A EAS Marinha Grande sentiu o golo sofrido e foi o Caldas quem voltou a estar perto do golo quando Daniel rematou de fora da área à barra da baliza leonina.

Respondeu a EAS com António Oliveira a ganhar em velocidade aos adversários, mas Mika fez uma excelente ‘mancha’, impedindo o golo.

Já perto do apito final, o Caldas voltou a criar perigo com Ruben Costa a tirar em cima da linha um remate de Alexis, quando o avançado caldense podia ter feito muito melhor.

Boa arbitragem do trio de Lisboa.|

EAS Marinha Grande 0
Afonso Lopes, João Paixão (Gabriel, int.), Ruben Costa, Alex Gonçalves, Alex Ribeiro, Tiago Soares (Gonçalo Costa, 55′), Rodrigo Nogueira, João Lourenço (Guilherme, int.), Diogo Codinha (Tomás Videira, 48′), António Oliveira. Não jogaram: Camarate, Francisco Marques.
Treinador: Joaquim Trindade.

Caldas SC 2
Mika, Dani Costa (Henrique, 70′), Francisco, Ulisses, Dani Coelho, Matias, Bernardo, Gonçalo, Miguel Matias (Daniel, int.), Alexis, Martim (Diogo Silva, int.). Não jogaram: Luca, João Jerónimo, Martins, Thomas.
Treinador: Luís Lopes.

Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Ricardo Franco (Lisboa). Auxiliares: Rui Correia e Vítor Correia.
Espectadores: 50. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 João Paixão (35’, a.g.), 0-2 Bernardo (43’).
Disciplina: Amarelo a Dani Costa (32’).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria