A UD Leiria somou a segunda derrota consecutiva na manhã de domingo na recepção à Académica, equipa que justificou o triunfo já que foi quase sempre superior, mesmo depois de ter estado a perder.

O jogo começou com maior domínio da Académica que, por duas situações, acercou-se com perigo da área leiriense. Contudo, numa transição rápida, foi a equipa da casa quem se adiantou no marcador quando Alex desmarcou na perfeição Francisco Liberato que, de primeira, rematou cruzado com o pé esquerdo assinando um golo de belo efeito.

A Académica tentou responder de imediato com Dinis a deixar o primeiro aviso com um cabeceamento que passou muito perto da baliza de Bernardo. Depois das ameaças, o avançado passou à prática depois de uma boa jogada de envolvimento da Briosa, com Dinis a aparecer isolado e a contornar o guardião contrário para atirar para a baliza deserta.

Na segunda parte, o jogo recomeçou equilibrado, mas uma grande jogada individual de Preces na esquerda ‘desfez’ o último reduto unionista, com o avançado a cruzar para a área onde Bernardo sacudiu a bola, deixando-a à mercê de Júlio que atirou enrolado para o 1-2.

A partir daqui a UD Leiria adoptou uma estratégia mais ofensiva e ficou perto do empate quando Alex cruzou para o segundo poste onde apareceu Francisco a cabecear para grande defesa de Henrique.

Apesar da tentativa dos leirienses em chegar ao empate, a Académica soube sempre gerir o ritmo do jogo, não dando veleidades aos jogadores da casa.

Boa arbitragem do trio de Santarém.|

UD Leiria 1
Bernardo, Daniel Ribeiro (Edu, 47′), Tomás Silva, Miguel Gomes, Felizardo, Nuno Trindade, Gonçalo, Alex Fernandes, (Eduardo Melo, 70′), Luisinho, Monteiro, Francisco Liberato (c). Não jogaram: Tiago Palaio, Luís Soares, Rafael Lopes.
Treinador: Sérgio Lopes.

Académica 2
Henrique, Ventura, Branco (c), Diogo (CB, int.), Dentinho, Telmo, Júlio, Portugal, Caldeira, Preces (Matos, 56′), Dinis (Leo, 60′). Não jogaram: Tomás, Talhas, Afonso, Miguel Lopes.
Treinador: Nuno Padilha.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Nelson Andrade (Santarém). Auxiliares: Tiago Ribeiro e César Soares.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Francisco Liberato (12′), 1-1 Dinis (27′), 1-2 Júlio (42′).
Disciplina: Amarelo a CB (44′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria