No arranque do novo ano, o Gafanha não evitou a divisão de pontos com a UD Leiria, num jogo em que os donos da casa, depois de terem estado a vencer por 3-0, viram a vitória “esfumar-se” já em tempo de compensação, num ‘penalti’ mal assinalado pelo árbitro.

O Gafanha entrou praticamente a vencer, pois ainda decorria o primeiro minuto quando, após canto apontado por Martin, Cocas apareceu ao segundo poste a fazer o golo inaugural.

O sol acabaria novamente por ser traiçoeiro, dificultando a vida aos dois guardiões, na primeira parte a Bernas que viria a sofrer o segundo golo num lance tirado a papel químico do primeiro: Martin a bater o canto do mesmo lado, aparecendo desta vez Rafinha a bater Bernas pela segunda vez, decorria apenas o sexto minuto da partida.

Atónitos, os jovens leirienses bem tentaram remar contra a avalanche ofensiva local, obrigando mesmo o técnico da equipa da cidade do Lis a mexer na estratégia, fazendo entrar Xico, que viria a dar outra dinâmica ao jogo dos forasteiros, particularmente na segunda metade. Mas ainda no primeiro tempo, Gabi ficou com a baliza à mercê e não desperdiçou a possibilidade de elevar a vantagem para 3-0.

Na segunda metade, foi a Gafanha a ser apanhado pelo feitiço do sol, pois cedo Xico bateu Ferreira que, com pouca visibilidade, nada pode fazer para evitar o golo. E o mesmo Xico, aos 65′, bisou após uma rápida transição para o ataque. O Gafanha, agora mais cauteloso, nunca abdicou de chegar à baliza adversária e, por diversas vezes, podia ter sentenciado a partida.

Foi já em período de descontos que a UD Leiria chegou ao empate, na marcação de uma grande penalidade, com o árbitro a considerar que Portela derrubou Edu. O lance que, quanto a nós, foi mal ajuizado. De nada valeram os protestos dos locais, já que Alex, chamado à conversão do castigo máximo, não desperdiçou e fez o 3-3 final.

O Gafanha deixou assim fugir uma vitória que parecia garantida, perante uma UD Leiria que teve o mérito de nunca ter ‘baixado os braços’, mesmo quando perdia por 3-0. O confronto ficou desde logo marcado pela erro do árbitro no ‘penalti’, que acabou por ter influência no resultando.|

GD Gafanha 3
Ferreira; Guilherme, Migas, Portela, Alexis, Cocas, Martin (Nuno, 35′; Aires, 57′), Rafinha, Gabi (Rafael, 35′), Tomás (João Victor, 65′) e Mendes.
Treinador: Alexandre Santos.

UD Leiria 3
Bernas; Tomás, Edu, Felizardo, Trindade, Dani (Palaio, 68′), Alex, Miguel, Gonçalo, Monteiro (Xico, 25′) e Luisito.
Treinador: Serginho Lopes.

Campo n.º 2 do Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré
Árbitro: Bruno Pinto (Guarda). Assistentes: Marco Pinto e Stéphane Ferreira.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 1-0 Cocas (1′), 2-0 Rafinha (6′), 3-0 Gabi (32′), 3-1 Xico (38′), 3-2 Xico (65′), 3-3 Alex (70+4′ g.p.).
Disciplina: Amarelo para Edu (52′ e 70+4′), Tomás (59′), Portela (70+4′). Cartão vermelho por acumulação a Edu e directo a Bernas (68′).

Texto: Avelino Conceição – Diário de Leiria
Foto: Ricardo Carvalhal