O CD Fátima cimentou a liderança no Campeonato de Portugal – série E, depois de bater a UD Leiria por 0-3 num jogo em que a turma ‘grená’ mostrou ter a lição bem estudada, apresentando sempre maior organização e serenidade, perante uma UD Leiria que se revelou amorfa e sem ideias, na estreia de Serghei Clescenco no comando técnico dos leirienses.

O CD Fátima começou o jogo mais intenso e agressivo, mas a primeira oportunidade pertenceu à UD Leiria quando André Azevedo cruzou da direita, permitindo um desvio perigoso de Éder Diego que passou pouco por cima da barra.

Pensava-se que estaria dado o mote para uma exibição sólida por parte dos leirienses, mas foi puro engano, já que a UD Leiria somava inúmeros passes errados numa zona intermediária sempre muito congestionada.

Do outro lado, o Fátima também ameaçou por Pedro Emanuel, avançado que acabaria por ter que sair por lesão dando lugar a Thiaw. E se há males que vêm por bem, este foi o caso, já que Thiaw, um minuto depois de ter entrado em campo, aproveitou uma bola perdida pelo meio-campo leiriense para galgar terreno com a posse de bola e disferir um remate colocado à entrada da área, inaugurando o marcador.

A partir daqui, a UD Leiria tentou reagir, mas foi o CD Fátima quem mostrou mais tranquilidade, não só apresentando uma consistência defensiva assinalável, mas também saindo com critério para o ataque. Foi assim que os visitantes voltaram a estar perto do golo quando Ulisses Oliveira atirou muito perto do poste.

Só em cima do apito para o intervalo é que a UD Leiria deu um ar da sua graça. Primeiro foi Jorginho que obrigou Vimercati a uma grande defesa. Na sequência do canto, a bola sobrou para o segundo poste onde João Coimbra, com tudo para fazer o golo, rematou contra um adversário.

Na segunda parte, esperava-se uma entrada forte da UD Leiria já que apenas a vitória interessava, mas a turma da casa continuava a falhar imensos passes e a demonstrar muito nervosismo.

Quem aproveitou foi o Fátima que, em contra-ataque, foi criando perigo e foi assim que João Martins surgiu isolado, tendo sido derrubado dentro da área por Wilson, com o árbitro a apontar para o castigo máximo. Na cobrança, Nuno Laranjeiro fez o 0-2.

A partir daqui o CD Fátima recuou estrategicamente as suas linhas, tapando todos os caminhos para a sua baliza, mas, ainda assim, não descurava o ataque. Aproveitando o balanceamento ofensivo do adversário, o Fátima chegou ao terceiro golo após cruzamento de Bruno Simão, com João Martins a cabecear no coração da área para o 0-3, em que a bola ainda embateu na barra, com o árbitro a considerar que a bola transpôs totalmente a linha de golo.

Do lado da UD Leiria, o desnorte tomou conta da equipa que nunca mais se encontrou, com registo para o facto de não ter criado uma única oportunidade de golo em toda a segunda parte.

Arbitragem com alguns erros do trio de Setúbal, mas pareceu ter decidido bem nos lances capitais.|

UD Leiria 0
Wilson, Nikolaesh (Amessan, 57′), Tomas Rukas, Anilton Junior (c), Kaká, Fábio Pereira, João Coimbra, Éder Diego (Tony Correia, 69′), Filipe Brigues, André Azevedo, Jorginho (Ernest, int.).
Não jogaram: Ricardo Neves, Benny, Pepo, Afonso Caetano.
Treinador: Serghei Clescenco.

CD Fátima 3
Valério Vimercati, Tiago Rosa, Carlos André, Mauro Pereira, Bruno Simão, André Sousa (c), João Martins (Ibrahima Baldé, 74′), Ulisses Oliveira (Fábio Coça, 78′), Nuno Laranjeiro, Zé Miguel, Pedro Emanuel (Thiaw, 21′).
Não jogaram: Nuno Ribeiro, Miguel Neves, Alex Dias, Jorge Neves.
Treinador: Silveira Ramos.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: Luís Reforço (Setúbal). Assistentes: Luís Vaz e Fábio Varanda.
Espectadores: 1300. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Thiaw (22′), 0-2 Nuno Laranjeiro (52′, g.p.), 0-3 João Martins (73′).
Disciplina: Amarelo a André Sousa (13′), Nikolaesh (35′), João Martins (38′), Wilson (51′), João Coimbra (63′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito