Fruto de uma boa organização, a UD Leiria B conseguiu contrariar o líder do campeonato vencendo por 2-1, obrigando o Caldas a perder alguma da vantagem pontual que possuía.

O Caldas SC procurou desde cedo tomar conta do jogo e empurrar a equipa unionista para o seu último reduto. Apesar de ter mais bola, o Caldas foi tendo algumas dificuldades em criar oportunidades de verdadeiro perigo, pois pela frente encontrou uma bem organizada defensiva da UD Leiria.

Ainda assim, aos 17′, num lance de inspiração de Diogo Norte, com um remate espontâneo de bastante longe, a equipa de Carlos Santos chegou mesmo à vantagem.

A UD Leiria procurou reagir e, aos 28′, num lance de insistência, Guilherme Dias falhou a primeira oportunidade, mas a bola acabou por sobrar para Leandro Pereira que, com um remate colocado, restabeleceu a igualdade.

Com o empate restabelecido, o jogo voltou à mesma toada morna inicial e só mesmo em cima do intervalo voltou a haver emoção: Samuel Mendes colocou a bola na área, com Leandro Pereira a aproveitar um desentendimento entre Rafael Martins e a sua defesa caldense para bisar na partida e provocar a reviravoltas no marcador.

A etapa complementar começou com um Caldas mais inconformado e a procurar inverter o rumo dos acontecimentos. Aos 46′, boa jogada colectiva, com sucessivas trocas de bola, mas Roque acabou por deixar sair a bola, quando podia ter criado perigo para a baliza de Dilan.

O Caldas bem que foi tentando, com boas trocas de bola a meio-campo, mas quando chegava à zona de decisão, não conseguia encontrar soluções para desarmar a bem organizada defensiva unionista. Em vantagem, a UD Leiria procurava não se desposicionar, defendendo bem e procurando lançar bolas rápidas, onde o incansável Leandro Pereira deu sempre muito trabalho.

Com o jogo a caminhar-se para o final, o jogo ofensivo do Caldas foi perdendo algum discernimento, e só mesmo em cima do apito final, depois de um lapso de Dilan, o Caldas criou perigo, mas o resultado final não se alteraria.

Arbitragem regular de Vânia Almeida.|

UD Leiria ‘B’ 2
Dilan, Guilherme Dias, Ivan Sousa (c), Bruno Pereira (Francisco Duarte, 68′), Leandro Pereira (Tomás Tavares, 80+3′), Andrézito Carvalho, Bruno Soares (Tomás Costa, 68′), André Silva, João Mendes, Samuel Mendes, Nicky Clescenco (Eduardo Sousa, 68′). Não jogaram: Tiago Palaio.
Treinador: Diogo D’Aprile.

Caldas SC 1
Rafael Martins, David Sil (Tomás Correia, 56′), Tomás Luís (c), Duarte Coito, Diogo Norte, Cláudio, Rachão (Bernardo, 56′), Miguel Carmo (Marco Faia, 68′), João Súbtil (Guilherme Ribeiro, 68′), Roque (Ivo, 56′), Miguel Cunha. Não jogaram: Guilherme Querido, João Pedro.
Treinador: Carlos Santos.

Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: Vânia Almeida. Assistentes: João Paulino e Pedro Menino.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 2-1.
Golos: 0-1 Diogo Norte (17′), 1-1 Leandro Pereira (28′), 2-1 Leandro Pereira (40′).
Disciplina: Amarelo a Cláudio (40′), Miguel Cunha (50′), Andrézito Carvalho (65′), Diogo Norte (80′).

Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: Ricardo Machado