A UD Leiria somou o décimo jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota. Desta feita, na tarde de ontem, a formação de Rui Amorim ‘despachou’ o Gafetense por 2-0, nunca jogo que ficou praticamente decidido na primeira parte, altura em que os leirienses marcaram os dois golos. Perante um adversário frágil e com poucos argumentos, a equipa da casa rubricou uma boa exibição, sem ter tido a necessidade de colocar o pé no acelerador, mesmo com a ausência de um ponta de lança na frente de ataque, tendo em conta as ausências de Kevyn e Ernest.

Desde cedo se percebeu que o jogo iria ser dominado na totalidade pela UD Leiria, perante um Gafetense a jogar com linhas recuadas e na expectativa. Assim, na primeira oportunidade, os leirienses chegaram ao golo na sequência de um livre directo de Pepo que embateu na barreira, com a bola a resvalar para Éder Diego que serviu Tony Correia, com o defeca central adaptado a rematar de primeira, sem hipóteses para Júnior (1-0).

Com o passar do tempo, o Gafetense tentou reagir, causando alguns problemas ao último reduto leiriense, contudo as suas acções ofensivas foram muitas vezes anuladas por fora-de-jogo.

Do outro lado, a UD Leiria mostrou-se bem mais eficaz quando Pepo aproveitou um cruzamento da direita, para rematar algo enrolado à entrada da área, para fazer o 2-0.

O Gafetense ressentiu-se do segundo golo leiriense, já que deixou de ter capacidade para pressionar alto, como tinha tentado até então, com o jogo a arrastar-se até ao intervalo com total domínio da UD Leiria.

Na segunda parte o jogo manteve os mesmos moldes, mas desta feita a UD Leiria não foi tão eficaz. Aliás, foram raríssimas as oportunidades de golo para ambas as partes, com realce apenas para alguns remates de meia distância que Júnior resolveu bem para defender para canto.

Com poucos motivos de interesse, a segunda parte foi-se arrastando até ao apito, com destaque apenas para a entrada do júnior João Silva para a frente de ataque, com o jovem jogador a levar alguma mobilidade e intensidade ao ataque unionista.

Arbitragem irregular de André Pereira. Primou por um critério largo, o que é óptimo para o espectáculo, mas terão ficado algumas faltas por assinalar. |

UD Leiria 2
Ricardo Neves, Filipe Brigues, Anilton Junior (c), Tony Correia, Kaká, Maksim, João Coimbra (Fábio Pereira, 65′), Éder Diego (Yarmolenko, 84′), Afonso Caetano (João Silva, 65′), Pepo, Hernâni Borges.
Não jogaram: Wilson, Heli, Saná, João Morgado.
Treinador: Rui Amorim.

GDR Gafetense 0
Júnior, Miguel Silva, Diogo Fernandes (c), Guilherme, Falé (Edmilson, 79′), Vladimir, David Lourenço, Cláudio (Wilson, int.), Taborda, Fred, Ivo Braz (Soares, 75′).
Não jogaram: Vítor Rodrigues, Duarte Borralho, Carlos Augusto, Elton.
Treinador: João Vitorino.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: André Pereira (Lisboa). Assistentes: José Costa e Vítor Calhé.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Tony Correia (10′), 2-0 Pepo (36′).
Disciplina: Amarelo a Ricardo Neves (38′), Diogo Fernandes (46′), Afonso Caetano (57′), Falé (74′), Miguel Silva (90′), João Silva (90+1′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito