Vinda de três últimos resultados moralizadores, a formação dos Pousos não facilitou e continuou a senda das vitórias/goleadas e consequentemente a perseguir os lugares cimeiros, fruto de um triunfo fácil e tranquilo perante um adversário de nome, mas que já viveu dias bem melhores.

E cedo a estrutura visitante começou a desmoronar, com Rica a abrir o activo, com um remate dentro da área, perante a passividade da defensiva forasteira.

O Portomosense tentou responder, mas não encontrou antídoto para ultrapassar o último reduto contrário. Numa primeira parte morna, foi Camará a causar sensação de golo, com um grande remate, mas o esférico passou a centímetros do poste (34′).

Ao minuto 39, Fábio Santos considerou que Luís Neto fez falta sobre Rica dentro da área. Na conversão do castigo máximo, o médio aumentou para o 2-0.

Pouco depois, Teles poderia ter feito o gosto ao pé, mas rematou já em esforço e ao lado.

Ainda antes do intervalo, grande penalidade a beneficiar o conjunto de Porto Mós, mas Makê, com uma grande estirada, negou o golo a Afonso.

No reatamento a diferença entre as duas formações acentuou-se ainda mais, e na sequência de um livre lateral, Miguel Pereira fez o terceiro, com algumas responsabilidades para Bruno Estrelinha.

O 4-0 não demorou muito, com Rica a fazer o seu ‘hat-trick’, ao aproveitar um erro crasso de Elton, fazendo com facilidade o golo.

Os visitantes não conseguiam fazer a ligação do seu jogo e o seu capitão Afonso tentou dar um grito de revolta, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

E foram os donos da casa que, com grande eficácia, voltaram a encontrar o caminho de golo, ao aproveitar o adiantamento da defensiva forasteira. Assim, Miguel Pereira marcou um dos golos mais fáceis da sua carreira, bisando no encontro, aumentado para 5-0.

Na resposta, Wilson Cabral, numa excelente iniciativa individual, poderia ter reduzido, ultrapassando vários adversários, mas depois não foi lesto a rematar e o lance perdeu-se.

Quem não facilitou foi o conjunto da casa, fechando a contagem nos 6-0, com o ainda júnior Mattheus a finalizar de cabeça um excelente trabalho de Ricardo Silva sobre a direita.

Resultado sem discussão, por números que só por si dizem os momentos vividos actualmente pelas duas equipas, perante uma arbitragem que, não isenta de erros, foi positiva.|

GRAP 6
Makê, Micka Soares, Luís Lagoa (Celso Brito, 59′), Lomba (c), Migas, Miguel Vieira, Rica (Ricardo Silva, 75′), Fábio Pedro, Bruno Cepeda, Camará (Mattheus, 59′) e Teles. Não jogaram: André Tavares, Gabi, João Paz e Pedro Li.
Treinador: Carlos Ribeiro.

AD Portomosense 0
Estrelinha, Luís Neto (Fabinho, int.), Carlos Cruz, Tiago Cerejo, Tomé Vindima, Júnior Seidi, Elton (Vinhas, 81′), Benny, Cristiano (Wilson Cabral, int.), Nico e Afonso (c). Não jogaram: Diogo, Daniel, Ventura e Taras.
Treinador: Hugo Almeida.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Fábio Santos. Assistentes: Ricardo Morgado e Gonçalo Gomes.
Espectadores: 230. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Rica (2′), 2-0 Rica (40′), 3-0 Miguel Pereira (54′), 4-0 Rica (57′), 5-0 Miguel Pereira (76′), 6-0 Mattheus (87′).
Disciplina: Amarelo a Cristiano (25′), Luís Neto (39′), Mika Soares (45+1′), Fábio Pedro (62′), Elton (71′), Nico (84′), Tomé Vindima (89′).

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria