O Grupo Desportivo ‘Os Vidreiros’ vai voltar a contar com uma equipa de futebol sénior feminino. Uma aposta para a época que se aproxima e que tem como objectivo preparar as bases para a subida ao principal escalão do futebol feminino nacional.

Para já, o clube do concelho da Marinha Grande vai participar no Campeonato de Promoção que servirá como “ano de consolidação do projecto”, mas sempre com o intuito de fazer o “melhor possível”.

“O nosso objectivo é potenciar as nossas atletas de forma a que algumas delas possam ser cobiçadas pelos ‘grandes’ do futebol português, colocar a Marinha Grande como uma das referências do futebol feminino em Portugal e dotar este projecto de condições dignas para a prática deste desporto, e exigir respeito pela modalidade e pelas atletas”, explicou o responsável pelo Departamento de Futebol Sénior Feminino do clube, Pedro Rosário.

Segundo o responsável, a aposta do futebol sénior acabou por ser um passo lógico. “Tínhamos escalões de formação e chega uma altura em que a criação de uma equipa sénior acaba por ser uma consequência lógica. Leiria sempre foi um distrito abastecedor de jogadores de futebol e futsal, mas fazia falta um projecto sólido que pudesse abarcar essas atletas”, disse.

Numa primeira fase, a prioridade do GD Vidreiros era contar maioritariamente com atletas do distrito, mas, “por necessidade própria e interesse de algumas atletas”, o clube está a tentar reunir condições de forma a trazer atletas de fora.

Apesar dos esforços, os responsáveis estão cientes das dificuldades que vão encontrar para cimentar o projecto. “Gostaríamos de contar com mais alguns apoios de empresas pa­ra o projecto, ainda estando em aberto o patrocinador principal para o equipamento de jogo. Tam­bém gostaríamos que a modalidade fosse mais respeitada, seguindo o caminho que este desporto está a ter em termos de profissionalização a nível nacional. Seria igualmente importante contarmos com muito público nos nossos jogos, pois seria um ponto fulcral para o nosso sucesso”, salientou Pedro Rosário.

Para já, o plantel está praticamente completo, mas há sempre espaço para acrescentar qualidade. “Tirando algumas indecisões, poderíamos dizer que 80 por cento do plantel esta definido. Ainda temos uns quatro lugares em aberto onde gostaríamos de contar com atletas do distrito, no activo, que tenham abandonado a modalidade, ou até mesmo atletas provenientes de outras modalidades de forma a fazer uma mescla entre experiência e jovens de qualidade da nossa formação”, concluiu o responsável.

Os trabalhos de pré-época vão arrancar no dia 15 de Agosto, e o início do campeonato está agendado para o dia 17 de Setembro.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: GDV