Com a segunda vitória em dois jogos, a UD Leiria é líder do campeonato, fruto da goleada imposta à Cova da Piedade por 4-1, num jogo em que os visitantes até foram superiores na primeira parte, mas a segunda etapa foi completamente dominada pelos pupilos de Tiago Vicente.

A partida começou bastante movimentada, com o perigo a rondar ambas as balizas. O primeiro lance de perigo foi na sequência de um canto com Edmilson a não chegar de cabeça ao esférico, por milímetros. Na resposta, foi Renato que, de cabeça proporcionou a defesa da tarde a João Cardoso.

O ritmo abrandou à passagem do minuto 15, até que Daniel Gregório cometeu falta sobre Vicente, para grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Manu Silva não perdoou e abriu o activo.

A UD Leiria demorou a reagir e foi já perto do descanso que se acercou com perigo junto à baliza contrária, através de Lucas Reis que, com um forte remate, proporcionou nova boa defesa a João Cardoso. Na sequência do canto, João Santos, infeliz, introduziu a bola na sua própria baliza, fazendo o 1-1, resultado, justo, que se registava ao intervalo.

No reatamento tudo foi diferente. Os anfitriões entraram com outra atitude, mais dominadores, pressionantes e rápidos sobre a bola e foi sem surpresa que chegaram à vantagem, também numa grande penalidade indiscutível, convertida por André Amores.

O Cova da Piedade sentiu muito o golo sofrido e a partir daqui só deu Leiria. Assim, oito minutos volvidos, Lucas Reis, com bela jogada pela direita, rematou cruzado para defesa incompleta do guardião visitante e Renato a confirmar o tento em cima da linha de golo (3-1).

Pouco depois, Lucas Reis causou sensação de golo num livre lateral, mas o esférico saiu caprichosamente ao lado. O extremo leiriense justificou o título de melhor em campo ao fazer o quarto golo, ao concluir com um bom trabalho dentro da área, após bela jogada de envolvimento sobre a direita.

Perto do final, o recém-entrado João Duarte quase aumentou a vantagem com um toque artístico, mas pecou na finalização.

Arbitragem tranquila do trio que viajou de Santarém.|

UD Leiria 4
Leo Ferreira, Daniel Gregório, André Amores, Diogo Vieira (c), Pacheco, Heli, Alex Oliveira (Tiago Claro, 80′), Pedro Luís, Mantorras, Lucas Reis (Henrique Santos, 75′) e Renato (João Duarte, 88′). Não jogaram: Francisco Costa, Celso Vieira, Ari Camati e Tomás Dionísio.
Treinador: Tiago Vicente.

CD Cova da Piedade 1
João Cardoso, Falcão, João Santos, Rodrigo Conceição, Andrade, Deco, Fábio Ramalhoso (Rivaldo, 66′), Pedro Carvalho, Vicente Caldeira (Daniel Araújo, 74′), Edmilson (Vítor Fati, int.) e Manu Silva(c). Não jogaram: Marco Dojco, David Correia, Rafa Vila e Viriato.
Treinador: Bruno Alpoim.

Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: João Bento (Santarém).
Assistentes: Samuel Dionísio e Diogo Pereira.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Manu Silva (30′, g.p.), 1-1 João Santos (43′, p.b.), 2-1 André Amores (52′, g.p.), 3-1 Renato (60′), 4-1 Lucas Reis (72′).
Disciplina: Amarelo a Lucas Reis (44′).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: UDL