Há jogos que se vencem pela qualidade dos jogadores, outros há que se vencem pela natural superioridade da equipa perante o adversário. Há depois os jogos que se vencem devido à estratégia montada e foi isso mesmo o que aconteceu ontem. Com uma linha defensiva muito subida, uma pressão alta a todo o campo e muita personalidade com a bola nos pés, a UD Leiria venceu o Anadia FC por 3-1, num jogo que colocou frente a frente duas das melhores equipas da competição.

O técnico Rui Amorim estudou bem o adversário e montou a turma leiriense de forma perfeita dentro do relvado, manietando um Anadia que privilegia a posse de bola, disposto para o efeito de jogadores de grande qualidade, mas que no jogo de ontem sentiu muitas dificuldades para ultrapassar a formação do Lis.

Para além da componente táctica, diga-se igualmente que a entrada demolidora dos leirienses ajudou, e de que maneira, à vitória final, já que o jogo começou praticamente com o golo da UD Leiria numa recuperação de bola ainda na área adversária, fruto de uma pressão muito alta, o que resultou num passe atraso para Ulisses Oliveira atirar para a baliza deserta.

O Anadia tentou responder, mas, mais uma vez, a UD Leiria, com processos simples e eficazes, fez a bola chegar à entrada da área onde Leandro Souza surpreendeu tudo e todos com um remate espontâneo à meia volta, fazendo um golo de belíssimo efeito.

Em apenas oito minutos o resultado parecia estar feito, mas o Anadia, num rasgo de revolta, reduziu a desvantagem na sequência de um lançamento lateral metido na área, em que houve um primeiro desvio ao primeiro poste para Stanly apareceu ao segundo a desviar para o golo.

A partir daqui, o Anadia tomou mais a iniciativa de jogo, perante uma UD Leiria mais expectante, mas foram os leirienses quem ficaram perto do golo numa transição ofensiva rápida em que João Vieira ficou isolado, mas o avançado, com tudo para fazer o golo, permitiu a defesa de Nuno para canto.

Na segunda parte o jogo mudou consideravelmente, já que o Anadia subiu ao relvado muito pressionante e a conseguir criar várias situações de perigo junto à área leiriense, mas sem visar as redes de Wilson que teve uma tarde tranquila. Do outro lado, a UD Leiria sentia mais dificuldades para sair em ataque organizado.

Com o passar do tempo, o Anadia foi perdendo algum do seu fulgor inicial, permitindo à UD Leiria respirar um pouco e sair com mais precisão para o ataque. E foi na sequência de um pontapé de canto que a UD Leiria voltou a marcar, com João Vieira a aparecer à boca da baliza a cabecear para o 3-1. Um balde de água fria para o Anadia que buscava incessantemente o empate.

A partir daqui, os trevos da Bairrada pareceram ter baixado os braços, perante uma UD Leiria cada vez mais confortável na partida e mais ficou quando Mauro viu o vermelho directo, deixando o Anadia em inferioridade numérica.

Assim, os leirienses limitaram-se a fazer a gestão de posse de bola, usufruindo mes­mo de situações para dilatar a vantagem, mas pecaram na finalização.
Arbitragem globalmente positiva de Miguel Silva, num jogo sem casos.|

UD Leiria 3
Wilson, Filipe Brigues (c), Tony Correia, Sérgio Duarte (Rukas, 58′), Kaká, Maksim, Ulisses Oliveira (Afonso Caetano, 80′), Pepo, Diaby (Adriano Castanheira, 64′), Leandro Souza, João Vieira.
Não jogaram: Ricardo Neves, Hernâni Borges, Kevyn, Ernest.
Treinador: Rui Amorim.

Anadia FC 1
Nuno, Leandro (Valença, 69′), Tojó, Fabeta, Muxa, Rodolfo, Fábio Vieira, Ruizinho (Mauro, 56′), João Nogueira, Messi, Stanly (Jonathan, 75′).
Não jogaram: Manuel Gama, Dos Santos, Neto, Cho.
Treinador: Ricardo Sousa.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: Miguel Silva (Lisboa).
Assistentes: Nuno Pires e Márcio Azevedo.
Espectadores: 500. Ao intervalo: 2-1.
Golos: 1-0 Ulisses Oliveira (4′), 2-0 Leandro Souza (8′), 2-1 Stanly (14′), 3-1 João Vieira (69′).
Disciplina: Amarelo a Sérgio Duarte (28′), Rodolfo (76′), Ulisses Oliveira (80′). Vermelho directo a Mauro (83′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito