A UD Leiria somou o terceiro jogo oficial sem vencer, isto depois de ter registado um nulo na tarde de ontem, na recepção ao GD Gafanha. Num jogo com poucas oportunidades de golo, o 0-0 aceita-se na perfeição, apesar de ter sido a equipa da casa aquela que mais tentou chegar ao triunfo.

Rui Amorim apostou na mesma equipa que foi derrotada por 0-3 frente ao Desp. Aves, em jogo a contar para a Taça de Portugal, mas se nessa partida os leirienses dispuseram de várias oportunidades para marcar e só se podem queixar da falta de eficácia, desta feita essa questão não se colocou, já que a turma do Lis sentiu sempre muitas dificuldades na hora de finalizar.

Ainda assim, o jogo começou com a UD Leiria a controlar as operações, com muita posse de bola, constantes variações dos flancos de jogo, mas foi essencialmente pelo lado direito, através de Brigues, que os leirienses surgiram mais acutilantes. Apesar de tudo, faltava e­ner­gia ofensiva na hora de atirar à baliza, pelo que os cruzamentos bem tirados pelos laterais nunca tiveram a melhor sequência por parte dos avançados.

Do lado do Gafanha, cedo se percebeu que a turma do distrito de Aveiro dispõe de bons executantes, com uma boa ideia de jogo, mas ontem raramente conseguiram incomodar o último reduto leiriense. Assim, o nulo ao intervalo era uma imagem fiel do que foram os primeiros 45 minutos.

A segunda parte começou na mesma toada, mas Leandro Souza deu o primeiro sinal de inconformismo com um remate que obrigou Pedro Soares a defesa segura. Na resposta, o Gafanha criou a melhor oportunidade em todo o jogo, na sequência de um livre colocado na área, com Nuno Rodrigues, solto de marcação, a cabecear a centímetros do poste.

Pouco depois, o Gafanha voltou a criar perigo na sequência de um canto com Juninho a desviar para grande intervenção de Wilson. No mesmo lan­ce, em contra-ataque, foi Diaby quem surgiu em boa posição, mas o remate do médio ofensivo leiriense esbarrou em Pedro Soares, que defendeu para canto.

A partir daqui o jogo passou por um período de grande marasmo e só voltou a animar na etapa final, quando a UD Leiria criou a sua melhor ocasião pa­ra marcar num lance de contra-ataque em que Ernest, na cara de Pedro Soares, atirou ao poste, sem que Leandro Souza conseguisse fazer a recarga vitoriosa.

Já perto do final, os leirienses voltaram a ameaçar, quando Fabrice Kah ganhou na esquerda em velocidade e serviu Pepo na área, mas o médio, em boa posição, atirou muito ao lado. Na resposta, foi David quem trabalhou bem na área, obrigando Wilson a defesa apertada. No período de compensação, com o Gafanha a agarrar com unhas e dentes o empate, a UD Leiria só conseguiu chegar à área contrária através de pontapés de canto, mas, à imagem do que aconteceu durante todo o jogo, não conseguiu criar perigo.

Arbitragem com alguns erros do trio de Vila Real, mas globalmente positiva.|

UD Leiria    0
Wilson, Filipe Brigues (c), Tony Correia, Nailson, Kaká, Maksim, Ulisses, Diaby (Fabrice Kah, 82′), Adriano Castanheira (Pepo, int.), João Vieira (Ernest, 65′), Leandro Souza.
Não jogaram: Ricardo Campo, Afonso Caetano, Rukas, Sérgio Duarte.
Treinador: Rui Amorim.

GD Gafanha    0
Pedro Soares, David Carvalho, Gil Dias, Zé Oliveira, Pedro Gonçalo, Lionel Guerra (c), Elisson Santos, Tiago Osório (José Franco, 71′), Juninho, Nuno Rodrigues (David, 80′), Gledson (Fábio Pimenta, 73′).
Não jogaram: Pedro Gouveia, Miguel Anjos, Khristian, Christian Osifoh.
Treinador: André David.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: André Neto (AF Vila Real).
Assistentes: Márcio Teixeira e Daniel Santos
Espectadores: 400.
Ao intervalo: 0-0
Disciplina: Amarelo a Gil Dias (13′), Maksim (21′), Nailson (58′), Elisson Santos (84′), David Carvalho (87′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito