Num jogo equilibrado, mas nem sempre bem disputado, o Ginásio de Alcobaça foi até Leiria vencer por 2-3, numa partida em que os visitantes aproveitaram da melhor maneira os lances de bola parada e a superioridade numérica em praticamente toda a segunda parte.

Decorriam os primeiros segundos de jogo e já a UD Leiria ficava perto do golo num lance em que Diogo Monteiro, em boa posição, rematou para grande defesa de António Reis. Um minuto depois, o guardião alcobacense voltou a destacar-se ao tirar o golo a Luís Gouveia.

Os visitantes tentaram reagir de imediato, com várias incursões ofensivas perigosas, mas foi a UD Leiria a marcar através de um pontapé de penálti a castigar falta na área sobre João Miguel. Na cobrança, Alexandre Fernandes fez o 1-0.

A partir daqui só deu Ginásio, surgindo o golo do empate na sequência de um canto em que Gonçalo Estrela viu Tiago Santos fazer uma grande defesa, mas, na recarga, o avançado não vacilou.

Na segunda parte a UD Leiria voltou a entrar melhor quando Luís Gouveia bateu um livre para a área onde apareceu Tomás Silva a desviar de cabeça para o 2-1. Parecia que os leirienses tinham caminho aberto para a vitória, mas a expulsão de Luís Soares acabou por ser determinante.

Assim, também de livre o Ginásio chegou ao empate com José Querido a ‘pentear’ de cabeça no coração da área para o 2-2. Pouco depois, na sequência de um canto, foi Tiago Silvestre quem colocou o Ginásio pela primeira vez na frente do marcador (2-3).

Sem baixar os braços, a UD Leiria ainda tentou reagir, com Tomás Silva, perto do final, a enviar uma bola ao poste num livre directo.

Arbitragem desastrosa do trio liderado por Eduardo Brites. Mal ao nível técnico e disciplinar em prejuízo de ambas as equipas.|

UD Leiria ‘B’ 2
Tiago Santos, Daniel Ribeiro, Luís Soares, Tomás Silva, Frederico Vieira, Bernardo (Guilherme Henriques, 65′), Gonçalo, Alexandre, Diogo Monteiro (Felizardo, 48′), Luís Gouveia, João Miguel (Tomás Cordeiro, 65′). Não jogaram: Gonçalo Fabião, Lourenço, António Reis, Salvador Martinha.
Treinador: Diogo D’April.

GC Alcobaça 3
António Silva, Guilherme Duarte (Ricardo Tomás, 75′), Rafael Vicente, Rodolfo Neto, João Bernardo, José Querido, Leandro, Tiago Silvestre (João Santos, 75′), Gonçalo Estrela, Fontela, Luís Magalhães (André Lopes, 54′). Não jogaram: Pedro Godinho.
Treinador: Noel Delgado.

Campo da Mata, Santa Eufémia.
Árbitro: Eduardo Brites. Assistentes: David Santos e Diogo Lucas.
Espectadores: 60. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Alexandre Fernandes (12′, g.p.), 1-1 Gonçalo Estrela (22′), 2-1 Tomás Silva (43′), 2-2 José Querido (60′), 2-3 Tiago Silvestre (67′).
Disciplina: Amarelo a Luís Soares (39′ e 46′), Guilherme Duarte (52′), Tomás Silva (65′), André Lopes (76′), Rafael Vicente (78′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria