O Avelarense derrotou o Matamourisquense por 3-2 e, desta forma, assumiu a liderança da série A. A formação de Jorge Tomás, com mais uma unidade grande parte do desafio, foi superior e justificou a vitória na partida. Ambas as equipas deixaram boas indicações e, na fase final, podem ter uma palavra a dizer na luta pela subida.

Entraram melhor os visitantes, com boa circulação de bola e com os ‘olhos’ na baliza adversária. Assim, ao minuto 10, após boa jogada colectiva do Avelarense, Marco inaugurou o marcador. Três minutos depois, os locais chegaram à igualdade por Ricardo Mulato, na transformação de um pontapé de penálti.

O golo galvanizou os locais que viriam a operar a reviravolta no marcador por Damien, após passe de Luís Feteira, num início de jogo frenético, com três golos em 20 minutos.

Até ao intervalo, o equilíbrio foi mais acentuado pelo que o resultado não se alterou.

No segundo tempo, os locais ficaram reduzidos a dez elementos por expulsão de Heleno muito cedo. Assim, com mais uma unidade em campo, o Avelarense tomou conta do jogo e foi à procura de mudar o rumo dos acontecimentos, algo que viria a acontecer nos últimos 15 minutos da partida.

O 2-2 surgiu pelo experiente Babá após um mau alívio da defesa mourisquense em que o experiente avançado de Avelar não se fez rogado, batendo o desamparado Bolas.

Não demorou muito para o conjunto visitante passasse para a condição de vencedor, já que após cruzamento de Xixas, surgiu Pedro Ferreira a cabecear para o 3-2, consumando nova reviravolta no marcador.

Até ao final, o marcador não se alterou, num jogo com boa arbitragem de Nélson Pereira, mas nem sempre bem auxiliado.|

Matamourisquense 2
Bolas; Heleno, Diogo Battaglia e Pato; Rafa, Bruno Gomes, Ravi, Damien (João Carlos Júnior, 62′), Luís Feteira (Yan, int.); Fred (César, 58′) e Ricardo Mulato. Não jogaram: Chinês, João Carlos, Dinis e João Lopes.
Treinador: Pedro Santos.

AC Avelarense 3
João Folhas; Xixas, Torrelhas, Tomás e Nélson; Marco, João Caseiro e João Alves (Tiago Sardinha, 90′), Pedro Ferreira, Babá (Tiago Simões, 88′) e Vítor Crisóstomo (Flash, 54′). Não jogaram: Paolo, João Pedro, Henrique e Jardel.
Treinador: Jorge Tomás.

Campo dos Arneiros, na Mata Mou-risca
Árbitro: Nélson Pereira.
Ao intervalo: 2-1.
Golos: 0-1 Marco (10′), 1-1 Ricardo Mulato (13′, g.p.), 2-1 Damien (20′), 2-2 Babá (76′), 2-3 Pedro Ferreira (83′).
Disciplina: Amarelo a Bruno Gomes (32′) e vermelho directo a Heleno (50′).

Texto e foto: Cid Ramos – Diário de Leiria