A EAS Marinha Grande venceu o Atouguiense por 2-1 num jogo em que até começou a perder, mas conseguiu dar a volta ao resultado.

Entrou melhor a turma da casa a praticar um futebol de maior pendor ofensivo, contudo a EAS foi surpreendida pelo golo do Atouguiense, nascido de um contra ataque: numa jogada iniciada pelo corredor direito, a bola foi metida em profundidade nas costas da defesa adversária e finalizada pela cabeçada irrepreensível de Pedro que, livre de marcação, inaugurou o marcador.

A jogar em casa e a perder praticamente desde o início do desafio, Joaquim Trindade subiu as linhas da sua equipa, fez saltar do banco Diogo Costa e imprimiu maior velocidade ao seu futebol.

À meia hora de jogo o capitão Gonçalo veio da defesa e criou a melhor oportunidade da sua equipa com um cabeceamento a rasar o canto esquerdo da baliza de Rodrigo. As oportunidades surgiam de forma tão natural que se adivinhava o golo do empate e ele apareceu mesmo quando João Coutinho rompeu a área pela esquerda e, junto à linha de fundo já num ângulo difícil, restabeleceu a igualdade com um golo de belo efeito.

Na segunda parte, a EAS manteve a toada ofensiva. Primeiro foi José Luís e depois Pedro Rodrigues a ficarem perto do golo. Nesta fase os leões conjugavam agora um meio-campo muito trabalhador – onde sobressaía a eficácia de Gui Serrão – com uma pressão alta que, simultaneamente, não dava espaço ao seu opositor.

A equipa orientada por Paulo Neves tinha agora mais dificuldades em sair, mas, apesar do domínio sofrido, o Atouguiense nunca perdeu de vista a baliza do adversário e a procura do golo.

Contudo, deparou-se com a qualidade dos defesas da EAS e a inspiração do seu guarda-redes Paulo Cerva que, com duas defesas de dificuldade elevada, tirou o pão da boca a Pedro e a João Nuno.

Ao meio da segunda parte o jogo foi interrompido durante 10 minutos devido ao forte temporal que se abateu sobre a partida. Depois do granizo, o frio e a chuva – que teimava em cair – aumentou a exigência física dos jogadores.

O golo da vitória da AES surgiu aos 67 minutos numa jogada individual: Pedro Rodrigues recuperou o esférico quando esta fugia para a linha de fundo e contornou a grande área, ultrapassou quem se opunha à sua frente até à zona central onde desferiu um pontapé forte.

Até ao fim, a EAS geriu a partida sem grandes preocupações e esteve sempre perto de ampliar o resultado.

A equipa de arbitragem efectuou um bom trabalho, sem influência no resultado.|

EAS Marinha Grande 2
Paulo Cerva, José Luís, Paulo Silva, Gonçalo Vicente (c), Marcelo Gil, Gui Serrão, Vitorino (João Tavares, 66′), Rafael Pinto (Diogo Costa, 35’), João Coutinho (Oliveira, 70′), Rafael Teixeira e Pedro Rodrigues.
Treinador: Joaquim Trindade.

GD Atouguiense 1
Rodrigo, Ricardo, Samuel, Henrique, Madeira, Jota, Ruben (c), Tiago, Vasco (Francisco Lopes, 34′), Pedro e João Nuno. Não jogaram: Neto, Luís, Raúl, Francisco Doirado.
Treinador: Paulo Neves.

Campo do Tojal, em Picassinos
Árbitro: Flávio Monteiro. Assistentes: Eduardo Gomes e Daniel Alexandre.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Pedro (10′), 1-1 João Coutinho (36’), 2-1 Pedro Rodrigues (67′).
Disciplina: Amarelo a Gonçalo Vicente (40′), Samuel (44’), Pedro (49’), Diogo Costa (72′), Oliveira (82′), Henrique (85′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: Carla Major