No jogo grande da jornada, entre os dois primeiros classificados da Divisão de Honra, o GD Peniche superiorizou-se ao GRAP por 2-0, aumentando a vantagem na liderança da competição, após um jogo em que mereceu o triunfo já que foi a equipa que mais e melhores oportunidades criou ao longo da partida.

Entrou melhor o Peniche que, logo ao segundo minuto de jogo, dispôs de uma grande oportunidade, com Fred Martins, de fora de área, a rematar forte à trave da baliza de Mocheco. Estava feita a ameaça.

Ao minuto 16′ surgiu nova oportunidade para a equipa da casa, através de uma bola metida na área para Motinha, com este a finalizar para grande intervenção de Mocheco.

Apesar da supremacia do Peniche, o GRAP, aos poucos, começou a ‘entrar’ no jogo e as duas equipas acabaram por encaixar uma na outra, jogando-se muito a meio-campo. Assim, não foram criadas grandes situações merecedoras de destaque.

Só aos 26′ surgiu a primeira oportunidade para o GRAP: grande incursão de Vasco pela esquerda, com o avançado, já dentro de área, a rematar contra o guarda-redes do Peniche, Diogo Soares.

Pouco depois, reagiu o Peniche através de um contra-ataque rápido de Motinha, valendo nova defesa atenta de Mocheco.

O rumo do jogo começou a ser traçado aos 31′, com o Peniche a dispor de um pontapé de penálti. Na conversão do castigo, Mocheco defendeu, mas a bola sobrou novamente para Motinha que, na recarga, não vacilou e abriu o marcador.

Na segunda parte o Peniche voltou a entrar forte chegando cedo ao 2-0. Decorria o minuto 48′ quando, Tiago Ferreira, após cruzamento da direita de Fred Martins, apareceu ao segundo poste, sozinho de marcação e perante passividade da defesa do GRAP, para cabecear para o último golo da tarde.

Apesar da vontade que o GRAP trouxe do balneário para esta segunda parte, a verdade é que o golo de Tiago Ferreira foi como um balde de água fria para os comandados de Carlos Ribeiro. Apesar disto, o GRAP não deixava de lutar, mas continuava sem conseguir chegar com grande perigo à baliza de Diogo Soares, algo que foi recorrente ao longo de toda a segunda parte.

Do outro lado, o Peniche também não dispôs de mais oportunidades de golo, apostando sobretudo no controlo da partida e na gestão do resultado. De realçar apenas um remate de Motinha, aos 80′, que sai ligeiramente ao lado.

Boa arbitragem de Nelson Pereira, dando-se o benefício da dúvida na marcação do pontapé de penálti. Cometendo alguns erros, não teve influência no resultado final.|

GD Peniche 2
Diogo Soares, Dalhata Soro, Miguel Duarte, Luís Pinto, Diogo Bento, Paulo Brites, Amar Boissy, Valdir Junior (Gustavo Martins, 60′), Motinha, Fred Martins (Telmo Patrício, 77′), Tiago Ferreira (Bruno Gonçalves, 85′). Não jogaram: André Lucio, Paulo Bernardino, Ruben Oliveira e Flávio Santos.
Treinador: Vítor Martins.

GRAP 0
Mocheco, Miguel Ferreira, Lomba (c), Fábio Martins, Vieirinha, Bóris (Lukas, 75′), Pê Henriques (Cedric, 58′), Bruno Cepeda, Rica, Cristiano, Vasco Gonçalves (Fábio Pedro, 84′). Não jogaram: Makê, Daniel e Rudy.
Treinador: Carlos Ribeiro.

Estádio do GD Peniche
Árbitro: Nélson Pereira. Assistentes: Bruno Lourenço e Marco Marques.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Motinha (31′), 2-0 Tiago Ferreira (48′).
Disciplina: Amarelo a Paulo Brites (3′), Fábio Martins (37′), Fred Martins (39′), Lomba (40′), Luis Pinto (56′), Amar Boissy (59′). Foi ainda dada ordem de expulsão ao treinador do Peniche – Vítor Martins – no decorrer da segunda parte.

Texto: Renato Santos – Diário de Leiria