Se dúvidas houvesse quanto ao mais forte candidato ao título distrital, elas ficaram desfeitas na tarde de sábado quando a EAS Marinha Grande recebeu o GC Alcobaça, segundo classificado, e venceu por claros 5-0, assinando um percurso exemplar na competição: 12 jogos, 12 vitórias.

O jogo começou muito entretido, com o perigo a rondar ambas as balizas, mas foi a equipa da casa quem ficou mais perto do golo quando Vasco rematou para Rafael Vicente tirar a bola em cima da linha. Na resposta, o Ginásio também criou perigo num livre frontal de Tiago Silvestre que passou a centímetros do poste.

A partir daqui, o jogo teve sentido único. Os leões ameaçavam com Rodrigo Nogueira e Paulinho a deixarem o aviso para o que se seguiria, com Rodrigo Nogueira a aproveitar um mau atraso para, de cabeça, fazer o 1-0.

Moralizados com o golo, os leões continuaram a pressionar, chegando ao 2-0 após cruzamento de Raínho com Vasco a surgir na área a encostar para o golo.

O Ginásio tentou reagir, mas a EAS voltou a fazer estragos numa extraordinária jogada individual de Vasco, concluída com mestria para o 3-0.

Na segunda parte, o Ginásio subiu as suas linhas, mas a melhor situação pertenceu à EAS num lance de contra-ataque em que Vasco, isolado, foi displicente ao tentar o chapéu que acabou nas mãos de António.

A meio do segundo tempo, foi Durbeck quem testou a atenção de António com o um remate à entrada da área que o guardião visitante defendeu. Contudo, na sequência do canto, a bola sobrou para Oliveira que fez facilmente o 4-0.

Já perto do final, a EAS fechou a contagem quando Oliveira aproveitou uma série de ressaltos na área para atirar cruzado para o 5-0 final.

Arbitragem irregular no aspecto disciplinar. |

EAS Marinha Grande 5
Samuel, Francisco Simões (Rúben, 55′), Carreira, Sousa, Paixão (Tomás Machado, 64′), Pegas (c), Gonçalo Matos, Paulinho (Durbeck, 55′), Vasco (Oliveira, 64′), Diogo Raínho, Rodrigo Nogueira.
Treinador: David Salgado.

GC Alcobaça 0
António, Guilherme (Ricardo T., 72′), Rafael, Querido (Marco Cordeiro, 72′), João Bernardo, André Esperança, Leandro (c) (João Santos, 72′), Tiago, Luís Magalhães (André Lopes, int.), Estrela, Fontela (José Correia, 64′). Não jogaram: Pedro Godinho, Diogo Vicente.
Treinador: Noel Delgado.

Campo do Tojal, em Picassinos
Árbitro: Gonçalo Nunes. Assistentes: Joni Correia e Tomás Nunes.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 Rodrigo Nogueira (10′), 2-0 Vasco (19′), 3-0 Vasco (30′), 4-0 Oliveira (68′), 5-0 Oliveira (75′).
Disciplina: Amarelo a José Querido (22′), Luís Magalhães (40′), Francisco Simões (52′), Guilherme (58′). Vermelho directo a Rafael (75′). Noel Delgado recebeu ordem de expulsão (57′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Rik Marlen