No jogo cartaz da jornada, Marrazes e Peniche, separados à partida por três pontos, mediram forças perante bela assistência, numa partida interessante tacticamente, vencida pelos visitantes que alargaram a vantagem no campeonato.

O Peniche surgiu em campo com a lição bem estudada, num bloco baixo, onde todos os seus jogadores defendiam atrás da linha da bola, partindo para o ataque rápido com critério, ao invés do seu adversário que privilegiou a posse de bola, com um futebol mais trabalhado, tentando encontrar espaços na defensiva contrária.

O encontro começou frenético, com Motinha a colocar Gordalina à prova, com excelente intervenção. O Marrazes respondeu com eficácia e Marcos, na sequência de um canto, aproveitou no meio da confusão uma bola largada por Diogo Soares para abrir o activo. Mas, a resposta do Peniche não se fez esperar e Amar Boissy protagonizou o momento do jogo ao aplicar um pontapé a mais de 25 metros da baliza, fazendo um golo de bandeira (1-1).

Seguiu-se uma toada de grande equilíbrio, quebrada ao minuto 25, quando Marcos se esgueirou sobre o lado esquerdo, mas preferiu o passe em vez de rematar e o lance gorou-se. Pouco depois, numa jogada rápida do Peniche, Motinha cruzou para Frederico Martins mas este cabeceou ligeiramente por cima. Ainda antes do descanso, Tiago Ferreira, com um grande remate, fez estremecer a barra da baliza de Gordalina.

No reatamento, os donos da casa entraram melhor, mais rápidos e com maior segurança no passe. Assim, Marcos deu o primeiro sinal de perigo ao cabecear ligeiramente ao lado, correspondendo a cruzamento de Pedro Faustino. Do lado contrário, deu-se o caso do jogo, com o árbitro a invalidar um golo ao Peniche por pretensa falta já dentro da pequena área (60’).

Corolário do seu maior ascendente, os anfitriões chegaram ao golo, numa abertura de Marcos para Yassin que, à saída de Diogo Soares, desfez a igualdade. Sem tirar o pé do acelerador, Miguel Carvalho, recém- -entrado na partida, poderia ter aumentado a vantagem para sua equipa, mas o remate saiu a centímetros do poste.

Quem não perdoou foi Frederico Martins, um pouco contra a corrente do jogo, numa jogada bem gizada, com um cruzamento largo que apanhou o extremo solto de marcação repondo a igualdade com um tiro rasteiro (2-2).

O Marrazes continuou à procura da vitória e Pedro Faustino esteve perto de ser feliz, mas viu o seu remate embater no poste, quando o Peniche já jogava com menos um elemento por expulsão de Tiago Martins.

Sem esmorecer, e em mais um lance rápido, o Peniche chegou ao tento da vitória numa bela jogada de Paulo Brites sobre a direita, a cruzar para a área onde apareceu Motinha que, de rompante, fez o 2-3 final. Destaque ainda para a expulsão, forçada diga-se, de Conca, já em períodos de compensação.

A arbitragem só pecou no capítulo disciplinar.|

SCL Marrazes 2
Tiago Gordalina, Fred, João André, Chiquinho, Filipe Almeida, Nélson Brites (David Lopes, 85’), Conca (c), Pedro Faustino, Marcos Duque, Yassin Kalda e Marcelo (Miguel Carvalho, 66’).
Não jogaram: Marcelo Sousa, Hugo Monteiro, Tiaguinho, Tala e Nuno Joaquim.
Treinador: Marco Aurélio.

GD Peniche 3
Diogo Soares, Paulo Brites, Migas, Diogo Bento, Soro, Luís Pinto (c), Amar Boissy (Paulo, 80’), Motinha (Bruno Gonçalves, 85’), Frederico Martins, Tiago Ferreira e Valdir (Tiago Martins, 65’). Não jogaram: André Lúcio, Gustavo Martins, Rúben Oliveira e Telmo Patrício.
Treinador: Vítor Martins.

Aldeia dos Desportos, Marrazes
Árbitro: Hugo Silva (Santarém). Assistentes: David Domingos e Telmo Capitaz.
Espectadores: 300.
Ao intervalo: 1-2.
Golos: 1-0 Marcos Duque (6’), 1-1 Amar Boissy (10’), 2-1 Yassin Kalda (62’), 2-2 Frederico Martins (70’), 2-3 Motinha (84’).
Disciplina: Amarelo a Motinha (38’), Migas (49’), Tiago Ferreira (56’), Yassine Kalda (62’), João André (70’), Tiago Martins (70 e 77’). Vermelho directo a Conca (90+1’).

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria