O GD Santo Amaro não foi além de um empate (0-0) frente ao GD Ilha, num jogo repleto de intensidade e de casos de arbitragem, contrastando com as poucas oportunidades de golo para ambos os conjuntos.

A equipa da casa disputou quase todo o jogo em inferioridade numérica, mas, ainda assim, foi sempre a equipa mais esclarecida, perante uma Ilha que foi uma desilusão, tamanho foi o deserto de ideias, pelo que o empate acaba por ser lisonjeiro para os visitantes.

O jogo começou intenso, com ambas as equipas apostadas em criar perigo, mas a partida acabou por mudar de figurino quando Celso viu o vermelho directo, deixando o Santo Amaro em inferioridade numérica desde cedo. Ainda assim, foi a turma da casa quem criou perigo num livre directo de Diogo com Rafael a fazer uma defesa apertada, com André Roleiro, na recarga, a introduzir a bola no fundo das redes, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo.

A partir daqui o jogo ficou muito ‘mastigado’ e ‘partido’, sem oportunidades para nenhum dos conjuntos. O melhor que a Ilha conseguiu foi um cabeceamento de André Pereira pouco ao lado na sequência de um canto.

Na segunda parte o Santo Amaro continuou a dar a iniciativa de jogo à Ilha, mas foi mesmo a equipa da casa a estar perto do golo quando João Tiago, de livre directo, rematou para defesa espectacular de Rafael.

Pouco depois, o Santo Amaro ficou reduzido a nove jogadores, mas nem assim a Ilha conseguiu criar uma jogada com princípio, meio e fim, perante uma equipa muito bem organizada e compacta.

Só no período de descontos é que a Ilha chegou a incomodar num lance de contra-ataque, mas o remate de David saiu à figura de Carlos. Do outro lado, Nélson Pereira foi uma constante dor de cabeça para a defensiva ilhense, tendo mesmo causado a expulsão de Alexandre.

Num jogo muito difícil de arbitrar e com constantes quezílias, Nélson Pereira fez um trabalho globalmente positivo. |

GD Santo Amaro 0
Carlos, Pedro Toscano, André Roleiro (c), Diogo Domingues, Edgar, André Carvalho, Paulo Serrano, João Tiago (Filipe Santos, 81′), João Pinto (Matheus, int.), Celso, Nelson Pereira (Tiago Filipe, 90+3′).
Não jogaram: Daniel, Filipe Correia, Jean, Nelo.
Treinador: Vítor Duarte.

GD Ilha 0
Rafael, Ruben, Alexandre, Daniel Sousa, Dmytro (Alex Carvalho, int.), André Pereira, Diogo Gaspar (Telmo, 67′), Fábio (c), David, Joni, Joel.
Não jogaram: Luís Capela, Diogo Pedrosa, João Alves, André, Borges.
Treinador: Wilson Gomes.

Campo Estrelas do Lis, Ortigosa
Árbitro: Nelson Pereira.
Assistentes: Marco Marques e Bruno Lourenço.
Espectadores: 200.
Disciplina: Amarelo a Alex Carvalho (12′), Diogo Domingues (14′), Dmytro (26′), Daniel Sousa (58′), André Carvalho (75′), Telmo (75′), Fábio (88′). Cartão vermelho directo a Celso (17′), Edgar (75′) e Alexandre (86′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria