A UD Leiria é a terceira equipa que mais golos marca no País tendo em conta as ligas profissionais e o Campeonato de Portugal. Os 58 golos marcados até à data pelos leirienses na presente época – só considerando o campeonato – , são superados apenas pelo FC Porto, com 68 golos, e pelo SL Benfica com 67.
A excelente época da UD Leiria, que lhe vale a liderança isolada da série C do Campeonato de Portugal, é substanciada com muitos golos, estando na linha da frente o avançado brasileiro Leandro Souza, com 15 golos marcados, mais dois que o companheira na frente de ataque João Vieira, com 13.
Aliás, a dupla de ataque leiriense é responsável por praticamente metade dos golos da equipa (48%), sendo que o terceiro melhor marcador é Adriano Castanheira com ‘apenas’ sete golos.
A veia goleadora da UD Leiria só tem paralelo nos ‘grandes’ da Liga NOS, com o FC Porto a ter uma percentagem de 2,72 golos por jogo, enquanto o Benfica tem uma média de 2,68 golos/jogo, contrapondo com a UD Leiria com 2,52 golos/jogo. A marca leiriense é mesmo superior à do Sporting CP que regista ‘apenas’ 49 golos marcados no campeonato (média de 1,96 golos/jogo) e superior ao do SC Braga, com 55 golos marcados (média de 2,2 go­los/jogo).
Se tivermos em conta apenas o Campeonato de Portugal, a UD Leiria é líder absoluto de golos marcados, ficando o segundo lugar para o Vilaverdense com 54 golos marcados (menos quatro que os leirienses).
Por outro lado, se acrescentarmos os principais escalões distritais de todas as associações de futebol do País, verificamos que apenas três equipas têm mais golos marcados que os leirienses: Juventude de Évora (62), Desp. Chaves B (72) e SC Vila Real (59).|

Texto: José Roque – Diário de Leiria (9 de Março)
Foto: Luís Filipe Coito