O Caldas SC confirmou no domingo aquilo que só faltava a matemática confirmar, ou seja, a manutenção no Campeonato de Portugal. Ao vencer o Alcanenense por 2-1, a formação de Joaé Vala pode pensar unicamente na Taça de Portugal, tendo ‘condenado’ os visitantes à descida de divisão.
O Alcanenense começou melhor quando, na sequência de um canto, Handerson por pouco não chegou à emenda no segundo poste.
A partir daqui o Caldas foi dominador, ameaçando por várias vezes a baliza visitante.
A meio da primeira parte, o Caldas beneficiou de um pontapé de penálti a castigar um alegado corte com o braço de Itto, com o defesa do Alcanenense a ver o vermelho directo. Na marca dos 11 metros, Ryan inaugurou o marcador (1-0).
A equipa da casa, em vantangem numérica, continuou a dominar o jogo, criando vários lance de perigo, como quando João Tarzan aproveitou uma má saída de Fábio Ferreira, mas Luís Oliveira impediu que a bola chegasse à baliza.
Em cima do intervalo, o Alcanenense chegou ao empate com o guardião Luís Paulo a falhar a recepção da bola, aproveitando o avançado Carlos Oliveira para atirar para a baliza deserta (1-1).
Na segunda parte, o Caldas continuou a carregar, chegando ao golo quando Militão colocou a bola na área e João Tarzan, com um gesto técnico perfeito, fez o 20.º golo da época.
Apesar do esforço do Alcanenense, o Caldas era dono e senhor do jogo e até final ainda teve várias oportunidades para marcar. Numa delas, Araújo acertou na trave e, na outra, o mesmo jogador viu Izi a salvar em cima da linha de golo.|

Caldas SC 2
Luís Paulo, Juvenal, Militão, Rui Almeida, Clemente, Paulo Inácio, Odair, Marcelo (Alexandre Cruz, 67’), Luís Farinha (Araújo, 81’), Felipe Ryan (André Simões, 89’), João Tarzan. Não jogaram: Natalino, Nuno Januário, Rony, Bé.
Treinador: José Vala.

AC Alcanenense 1
Fábio Ferreira, Daciel, Itto, Luís Oliveira, Peu (Ciloglu, int.), Faia, Aílson, Carlos Oliveira, Vladimir (Bruno Ferreira, int.), Abdel, Handerson (Izi, 32’). Não jogaram: Francisco Silva, Charvey, Avito, Pedro Diniz.
Treinador: José Torcato.

Campo da Quinta da Boneca, Caldas da Rainha
Árbitro: David Salvador (AF Setúbal). Assistentes: João Lourenço e Maio Quendera.
Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Felipe Ryan (24’, p.), 1-1 Carlos Oliveira (45’), 2-1 João Tarzan (56’).
Disciplina: Amarelo a Clemente (59’), Izi (71’). Vermelho directo a Itto (23’).

Texto: Renato Santos – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro – Gazeta das Caldas