Os ‘alvinegros’ e os leirienses defrontaram-se ontem, no Campo da Portela, empatando a uma bola numa partida marcada pelo equilíbrio, com ligeiro ascendente da equipa do castelo.
Entraram melhor os visitantes que, logo aos cinco minutos, viram Adriano a rematar muito perto da baliza defendida por João Guerra. O mesmo Adriano viria a rematar pouco depois perto do poste esquerdo da baliza ‘alvinegra’. João Guerra, à passagem do minuto 35, fez uma defesa por instinto, após um primeiro remate de Ernest e interferência de Kah, que estava em posição irregular.
Reclamou-se, em cima do minuto 41, grande penalidade na área da UD Leiria, mas o árbitro da partida nada assinalou. De seguida, Luiz Fernando, com um bom cabeceamento após cruzamento de Óscar, podia ter feito o golo inaugural, mas não evitou que o jogo se arrastasse para o intervalo empatado a 0.
A segunda parte começava, e a tendência do jogo mudava, com o Marinhense mais ofensivo. Assim, Silas, na cara de Wilson, atirou à figura com um remate frouxo, quando podia ter feito bem melhor.
Seguiu-se um cabeceamento de João Paulo a sair muito perto do poste direito de Wilson, guardião que viu também Zé Pedro rematar por cima, instantes depois.
O golo da UD Leiria chegou então na melhor fase do Marinhense, à passagem do minuto 69: jogada na esquerda do ataque, cruzamento de Kah e Ernest, sozinho perante João Guerra, atirou a contar, inaugurando o marcador e silenciando o Campo da Portela.
O Marinhense, a partir daqui, tomou conta do jogo, com vários lances de perigo, mas sem nunca materializar em golo. Apareceu então, já no final da partida, Mário Costa para fazer o golo do empate: livre indirecto, por pé em riste a Silas, e Mário Costa, num remate fulminante e ainda a embater num defesa leiriense, viu a bola acabar no fundo das redes para delírio dos adeptos ‘alvinegros’.
Até final, destaque para uma última jogada de Silas, após uma boa arrancada na esquerda, que assistiu Mamadou para um remate bloqueado por Pepo.
Arbitragem positiva em grande parte do jogo de Gonçalo Nunes, ficando a dúvida em alguns lances no capítulo disciplinar.|

AC MARINHENSE     1
João Guerra, Pedro Rodrigues, José Pedro, Mário Costa, Onyekachi Silas, Caio Prado (Zé Miguel, 82’), Óscar Barros, Filipe Sarmento (Mamadou, 77’), Márcio Augusto (Felipe Sousa, 58’), João Paulo, Luiz Fernando.
Não jogaram: Gonçalo Carmelo, Yan Victor, Victor Nikiema, Sinval Júnior
Treinador: Filipe Moreira.

UD LEIRIA     1
Wilson, Nikolaesh, Anilton, Tony Correia, Denis, Leonel Olímpio, Ulisses Oliveira, Pepo (Sérgio Duarte, 77’), Fabrice Kah (Filipe Brigues, 64’), Adriano Castanheira, Ernest (Renato Alexandre, 82’).
Não jogaram: Mika, Diaby, Kaká, André Amores.
Treinador: Rui Amorim.

Campo da Portela, Marinha Grande
Espectadores: 960.
Árbitro: Gonçalo Nunes (AF Lisboa).
Assistentes: José Costa e Rui Macedo.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Ernest (69’), 1-1 (Mário Costa 87’).
Disciplina: Amarelo a Leonel Olímpio (56’) e Denis (74’).

Texto:  André Lucas – Diário de Leiria
Foto: Cátia Pereira