O AC Marinhense recebeu e empatou (1-1) frente ao Benfica e Castelo Branco, num jogo marcado por um golo no último minuto de Silas.
Entrou melhor e mais concentrada a equipa de Castelo Branco, mas foi Mário Costa a dar o primeiro aviso, após canto de Zé Pedro. O Benfica CB respondeu por intermédio de Simões, com um cabeceamento por cima da baliza de João Guerra. No seguimento da jogada, Mário Costa quase fez auto-golo, obrigando João Guerra a uma excelente intervenção.
Avisavam os albicastrenses que chegaram ao golo ao minuto 17: correria imparável de Kikas e o próprio, com um remate de fora da área, a atirra para o fundo das redes, embatendo antes na trave, não dando qualquer hipótese a João Guerra. Dois minutos volvidos, o mesmo Kikas atirou a bola à trave.
O Marinhense começava a entrar no jogo, mas as tentativas de Márcio Augusto, de livre, e Luiz Fernando, num remate à meia volta, não impediram o jogo de seguir para o intervalo com vantagem para os visitantes.
De ‘cara renovada’ na segunda parte, os homens da casa assumiram as rédeas do jogo e estiveram perto do golo por duas vezes. Primeiro Sarmento, de livre directo, obrigou Lourenço a esticar-se e depois, Mário Costa, da mesma posição, proporcionou ao guarda-redes visitante nova oportunidade para brilhar.
O jogo entrava numa toada mais lenta, com o Benfica CB a quebrar muitas vezes o ritmo de jogo, perante um Marinhense que controlava, mas não criava oportunidades.
Mostrada a placa dos minutos de compensação, o Marinhense foi em busca do golo que valesse um empate valioso, na luta pela manutenção. Golo esse que iria chegar já no tempo de compensação, por Silas: canto na esquerda aliviado pelas ‘águias’ para o pé de Zé Pedro que, com um cruzamento, colocou em Luiz Fernando para este rematar. Lourenço defendeu o primeiro remate de forma incompleta e Silas, no sítio certo à hora certa, colocou a bola no fundo das redes para a ‘loucura’ no Campo da Portela, proporcionando uma invasão de campo dos adeptos e jogadores, que, em conjunto, festejaram o tento.
Arbitragem positiva.|

AC Marinhense 1
João Guerra, Pedro Rodrigues, Zé Pedro, Victor Nikiema (Gabriel Viafora, 86’), Mário Costa, Silas, Óscar Barros, Filipe Sarmento (Felipe Sousa, 67’), Márcio Augusto, Luiz Fernando, Zé Miguel. Não jogaram: Gonçalo Carmelo, Victor Pinheiro, Douglas Takeda, Tiago Tavares, Sinval Júnior.
Treinador: Filipe Moreira.

SB Castelo Branco 1
Lourenço, Costa, Zezinho, Youssouf (Babia, 76’), Mariano, Danilson, Simões, Patas, Dani Matos (Romão, 90+1’), Igor (Tomás, 86’), Kikas. Não jogaram: Dinis, Caetano, Pedro Almeida, Machado.
Treinador: Ricardo António.

Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: José Rodrigues (Porto). Assistentes: André Costa e José Cabral.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Kikas (17’), 1-1 Silas (90+3’).
Disciplina: Amarelo a Nikiema (47’), Óscar Barros (60’), Silas (60’), Felipe Sousa (90’), Romão (90+6’).

Texto: André Lucas – Diário de Leiria
Foto: Cátia Pereira