O AC Marinhense está de regresso aos campeonatos distritais um ano depois da subida. Na última jornada, a precisar de vencer em Soure e que o Oleiros não vencesse, os homens de Filipe Moreira cumpriram a sua missão ao ganhar por (1-2), mas a formação de Oleiros também venceu o que acabou por ‘condenar’ os alvinegros.
O jogo começou numa toada equilibrada, muito jogado a meio-campo, mas foi bem cedo que o Marinhense chegou ao primeiro golo por Silas. À passagem do minuto 13, após um livre cobrado rapidamente por Sarmento, Silas surgiu isolado na cara de Nogueira, fazendo o 0-1.
Os homens da Marinha Grande seguiam mais fortes e, por duas vezes, podiam ter dilatado a vantagem não fosse João Paulo cabecear ao lado e Luiz Fernando ter cabeceado por cima.
Na segunda parte, o equilíbrio voltou a imperar, com ligeiro ascendente do Marinhense, mas foram os homens da casa que conseguiram igualar a partida: livre na direita e Moura cabeceou para o 1-1 (56’). A partir daqui, o Marinhense tomou conta do jogo e esteve perto de fazer o golo, mas Mário Costa acertou em cheio na barra.
O golo acabaria mesmo por chegar aos 72’, por Yan Victor, que, no meio da confusão após canto de Óscar Barros, aproveitou para estabelecer o resultado final em 1-2.
Até ao apito final, a tensão cresceu nas hostes vidreiras, mas perto do apito final caiu um autêntico balde de água fria quanto se soube que o Oleiros tinha feito um golo e vencido a sua partida, resultado que acabou por condenar o Marinhense à descida de divisão.
Arbitragem tranquila do trio de Vila Real.|

GD Sourense 1
Vitor Nogueira (Rui, 80’), Moura, Alex, Stef, Eric (Paulo Quaresma, 80’), Waiser, Mingachos (Sandro Cordavias, 60’), Yusako, TóZé, Barreto, Buba. Não jogaram: Anderson, Hugo Bernardes, Fred, Souza.
Treinador: Rafael Silva.

AC Marinhense 2
João Guerra, Pedro Rodrigues, Yan Victor, Zé Pedro, Mário Costa (Nikiema, 68’), Silas, Caio Prado, Sarmento (Óscar Barros, 63’), João Paulo, Luiz Fernando (Mamadu Thiaw, 89’) e Felipe Sousa. Não jogaram: Gonçalo Carmelo, Márcio Augusto.
Treinador: Filipe Moreira.

Campo António Coelho Rodrigues, em Soure
Árbitro: Iausu Vasilicá (AF Vila Real). Assistentes: José Teixeira e Sérgio Faceira.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Silas (13ʼ), 1-1 Moura (56ʼ), 1-2 Yan Victor (72ʼ).
Disciplina: Amarelo a Luiz Fernando (26ʼ), Yan Victor (45ʼ), Ngondo (60ʼ).

Texto e foto: André Lucas – Diário de Leiria