Após uma primeira volta sem derrotas em casa, a turma da Atouguia da Baleia pode-se gabar ainda de ser a única equipa que roubou pontos ao campeão AC Marinhense contudo, a dois jogos do final da época, ainda não está a salvo da despromoção. Por seu lado, a EAS Marinha Grande apenas pode ambicionar o terceiro lugar da prova, que actualmente pertence ao Marrazeses, mas aborda os últimos desafios com serenidade, uma vez que o seu perseguidor se encontra a 21 pontos. Foi neste contexto que a equipa da capital do vidro venceu o Atouguiense por 1-4, num jogo em que a eficácia dos leões ditou leis.
A EAS abriu o marcador através de um pontapé de canto que João Coutinho bateu directo à baliza adversária. Um momento de inspiração com o qual enganou Rodrigo e colocou em vantagem a sua equipa.

A meio da segunda parte os leões ampliaram o resultado. Rafael Flor, com excelente visão de jogo, abriu para o extremo oposto e isolou Pedro Rodrigues que galgou meio campo e, já dentro da área e à saida do guarda-redes, levantou a cabeça e não perdoou (0-2).
Antes do intervalo, e num novo momento de inspiração dos forasteiros, foi a vez de Rafael Teixeira faturar ao bater, também ele, um canto directo, mas agora do lado oposto.
Aos pupilos de Paulo Neves faltava-lhes o ultimo terço do terreno. Apesar de trocarem (bem) a bola dentro do meio-campo adversário, não causavam situações de verdadeiro perigo ao último reduto leonino. Por seu lado, a equipa verde e branca praticava um futebol mais directo e objectivo e traduzia em golos a sua estratégia.
Na segunda parte a equipa da casa fez o seu tento de honra. João Paulo ganhou o ressalto dentro da grande área e serviu Henrique que, de cabeça, apontou um golo de belo efeito.
Antes do final da partida a EAS fechou o resultado. João Coutinho isolou Vitorino que, na cara de Rodrigo, fechou a contagem.
A equipa de arbitragem terá exagerado na expulsão de Diogo Costa e Daniel, mas globalmente fez um bom trabalho, sem influência no resultado. |

GD Atouguiense 1
Rodrigo, Tiago, Hemrique, Madeira, Daniel, Ruben (c), Vasco (Francisco Lopes, 75′), Samuel, João Paulo, Pedro Marques e João Nuno.
Treinador: Paulo Neves.

EAS Marinha Grande 4
João Tavares, José Luís, Paulo Silva, Gonçalo Vicente (c), Marcelo Gil, Rafael Flor, Vitorino, Diogo Costa, João Coutinho, Rafael Teixeira e Pedro Rodrigues.
Treinador: Joaquim Trindade.

Campo do GD Atouguiense, em Atouguia da Baleia
Árbitro: Eduardo Brites. Assistentes: David Santos e Diogo Lucas.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-3.
Golos: 0-1 João Coutinho (8′), 0-2 Pedro Rodrigues (21′), 0-3 Rafael Teixeira (37), 1-3 Henrique (60′), 1-4 Vitorino (75′).
Disciplina: Amarelo a Samuel (28′), Rafael Flor (40’), José Luís (62’), João Paulo (67′ e 70′), Vitorino (79′), Henrique (85′). Vermelho directo a Diogo Costa (27′) e Daniel (27′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: Carla Major