A promessa está feito e será para cumprir. O técnico da UD Leiria garante que, se conseguir levar o clube leiriense à tão desejada subida de divisão, “irá fazer a barba” e “ir a pé a Fátima”, juntamente com alguns jogadores do plantel.
A promessa foi anunciada ontem numa conferência de imprensa que juntou o treinador leiriense e os jogadores Pepo e Filipe Brigues para um balanço da época e a antevisão do duplo compromisso com o CD Mafra que vai decidir a subida à II Liga.
A primeira mão vai ser disputada no próximo sábado, com Rui Amorim a antever muitas dificuldades. “Nesta meia-final vão estar duas das melhores equipas do campeonato. Já tive oportunidade de os ver pessoalmente e para mim vão estar em confronto as duas equipas com as ideias mais vincadas de todas aquelas que eu vi”.
O técnico admite ainda não estar surpreendido com o trajecto do CD Mafra esta época. “De fora, vejo que há trabalho de treinador, nota-se que sabem o que fazem (…) por isso não me admira nada que estejam nesta meia-final. Fez um campeonato excelente e foi líder da sua série, tal como nós por isso antevejo uma boa meia-final”, vincou.
Para contrariar o CD Mafra, Rui Amorim apenas pede à sua equipa para fazer o que tem feito até aqui. “Vamos jogar dentro daquilo que é a nossa identidade. Já fizemos muito jogos esta época, até contra equipas da I Liga, e nunca abdicámos dos nossos princípios e das nossas ideias porque foi isso que nos trouxe até aqui”.
O técnico está ainda bem ciente que do outro lado estará uma equipa que ainda não perdeu no seu campo, pelo que ante vê “uma deslocação difícil”. “Pelos resultados demonstra que é muito forte em casa, mas não escondemos que é importante, na segunda mão, estarmos com os nosso adeptos”.

Objectivo está tão perto
A UD Leiria está a 180 minutos de alcançar a subida de divisão. Rui Amorim está bem ciente dessa realidade. “Neste momento estamos a um pequeno passo de poder concretizar [os objectivos]. Sabemos das dificuldades, mas trabalhamos muito para alcançá-los. Desde o primeiro dia que aqui chegámos sempre dissemos que só havia um objectivo, não há que ter medo de o assumir”, referiu.
Por isso mesmo, o técnico garante que os seus jogadores estão com os níveis de motivação muito elevados. “Em termos de motivação é muito mais fácil trabalhar agora do que no início da época porque, nesta fase, qualquer um de nós está altamente motivado. Temos sim que fazer um trabalho para minimizar a ansiedade, o nervosismo, mas todos sentimos a responsabilidade de estar a disputar estes jogos”, frisou.
Por último, Rui Amorim não esquece os adeptos, garantindo que o apoio deles tem sido “fundamental”. “Este objectivo de subir é de todos. Não é só dos jogadores e da equipa, é também da cidade. Sinto que esta cidade merece estar noutros palcos do futebol português. Aquilo que nós vimos no último jogo em casa é realmente emocionante, ninguém estava à espera”, concluiu.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria