A UD Leiria está a fazer uma época a todos os níveis impressionante. Depois de uma fase regular repleta de vitórias, o que deu direito ao primeiro lugar da série C do Campeonato de Portugal, a formação de Rui Amorim prosseguiu a sua caminhada rumo à subida ao afastar o Lusitano de Vildemoinhos nos quartos-de-final do ‘play-off’ com duas vitórias que não deixaram dúvidas das capacidades dos leirienses para atingir o objectivo de chegar à II Liga.
Uma época que está a entusiasmar a cidade e que tem um segredo: o balneário. Quem o garante é Pepo, o médio criativo da UD Leiria. “Esteve é o melhor grupo que já tive. (…) O nosso sucesso tem sido o nosso balneário. Os jogadores que cá estavam souberam receber os que vieram e os que chegaram souberam adaptar-se, e todos sentem o amor à camisola”, salientou o jogador de 24 anos que fez a sua formação na UD Leiria.
O atleta natural das Caldas da Rainha garante ainda que toda a equipa está “muito focada” e “determinada” para os duplo compromisso da UD Leiria frente ao CD Mafra que vai determinar quais das duas equipas sobe para a II Liga. “Só temos agora que cumprir o nosso objectivo e que venha a subida”, sublinhou.
Admitindo estar a fazer a melhor época da sua carreira, fruto “do trabalho de toda a equipa”, Pepo sente que o objectivo de uma época está à mão de semear, faltando 180 minutos para que o sonho se torne realidade. Por tudo isso, o médio ofensivo, autor de cinco golos na presente época, acredita que os adeptos estão de novo a virar-se para o clube.
“Sinto que agora, fruto do nosso trabalho e da forma como habituámos as pessoas a ganhar, elas começaram a vir ao estádio e este último jogo em casa foi uma mostra disso mesmo. Foi um sucesso. Não estávamos à espera de tanta gente e só pedimos é que no dia 27 [de Maio] possam estar o dobro ou o triplo. É isto que nós queremos”, confessou.
O apelo faz ainda sentido quando Pepo admite que o apoio dos adeptos nos últimos jogos tem sido determinante para a caminhada da UD Leiria. “No último jogo fora, em Viseu, parecia que estávamos a jogar em casa. Só se ouviam as vozes dos nossos adeptos. Eles têm sido o nosso 12.º elemento e estamos a sentir muito o apoio deles. Têm sido muito importantes”.
Também em Leiria o apoio à equipa não tem faltado e nem mesmo a distância entre a bancada e o relvado é um entrave. “Apesar da bancada estar um pouco afastada do campo, eles [adeptos] fazem-se sentir e tem sido importante para sentirmos a confiança deles. É outra motivação jogar desta maneira”, frisou um dos jogadores do plantel mais cobiçados por outros clubes.
Pepo vai ainda mais longe explicando que o sonho da subida não pertence só aos jogadores ou à equipa técnica, mas sim a toda a cidade. “Cada vez que estamos mais perto do nosso objectivo é mais importante o apoio de toda a gente. Sem dúvida que, em ambientes que não são a nossa casa, é importante sentirmos o carinho daqueles que querem o mesmo que nós e que sonham com isto também”, concluiu.

A voz da experiência
Há um jogador do plantel da UD Leiria que sabe bem o que é viver fases decisivas da época. Falamos de Filipe Brigues, o capitão de equipa que já saboreou duas subidas de divisão ao serviço do SC Farense (2012/13) e do CD Mafra (2014/15), pelo que é, no actual plantel, a verdadeira voz da experiência.
O facto de ir defrontar a ex-equipa, com a qual subiu de escalão, para Filipe Brigues tem um sentimento especial, mas mais importante é o momento actual. “O facto que estarmos nesta fase é já por si especial. Claro que é especial defrontar uma ex-equipa, mas eu quero é subir e isso são pormenores que não me entram na cabeça”, referiu, acrescentando que o Mafra que vai defrontar nesta eliminatória “nada tem a ver” com o Mafra do seu tempo.
Apesar de tudo, o atleta com mais jogos pela UD Leiria no actual plantel, sabe que vai encontrar dificuldades frente ao CD Mafra. “Sabemos que vai ser difícil. Estes jogos decidem-se nos pormenores, por isso a equipa que cometer menos erros e for mais competente certamente vai passar a eliminatória”, referiu.
Por isso, Filipe Brigues assegura que o segredo para o sucesso será “manter a tranquilidade”. “É preciso estarmos calmos e encarar cada jogo como apenas mais um jogo e não uma questão de vida ou morte. Temos que, acima de tudo, confiar no nosso trabalho, no que estamos a fazer e nas nossas capacidades”.
Tendo isso em conta, o capitão da equipa garante que o plantel está “confiante e muito focado”.
“Acima de tudo, não sinto que haja muita ansiedade nem grande nervosismo. Sinto que queremos todos chegar a este objectivo pelo qual estamos a trabalhar desde o início e temos todas as condições para alcançá-lo”, concluiu.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria