A UD Leiria SAD pretende criar uma equipa ‘B’ com o objectivo de dar aos jogadores que saem do escalão de juniores e que pretendem dar continuidade à sua carreira um espaço de progressão e de maturação futebolística, a um bom nível competitivo. Nesse sentido, os responsáveis leirienses encetaram contactos com alguns clubes da região e, ao que o Diário de Leiria conseguiu apurar, há negociações bastante avançadas com o Grupo Desportivo e Recreativo (GDR) da Boavista para se criar uma parceria.
Até ao momento, os responsáveis dos dois emblemas já reuniram por duas vezes para limar arestas e, apesar de haver uma base de entendimento, a verdade é que ainda não foi estabelecido nenhum protocolo ou parceria no ‘papel’.
Ainda assim, segundo fonte próxima do processo, numa primeira fase, a começar já na época 2018/2019, o GDR Boavista deverá receber entre quatro a seis jogadores provenientes dos juniores da UD Leiria, ou seja, jogadores no seu primeiro ano de seniores.
Para o emblema da Boa Vista, que irá competir na próxima época no principal escalão do futebol distrital – a Divisão de Honra -, esta é uma oportunidade de garantir no seu plantel a presença de jogadores de grande qualidade, já que a formação de juniores dos leirienses compete na 1.º divisão nacional, sempre com resultados de destaque, com vários jogadores a conseguirem singrar a nível nacional.
Por outro lado, para a UD Leiria esta é também uma solução interessante já que poderá ver de perto os seus jogadores crescerem, muitos deles com grande margem de progressão e que poderão, um dia mais tarde, poder fazer parte do plantel sénior dos leirienses.
A médio prazo, o objectivo será alargar esta parceria, mas um dos entraves é que uma boa parte dos jogadores dos juniores da UD Leiria são de diferentes pontos do País, sendo difícil a sua permanência em Leiria para disputar os campeonatos distritais no GDR Boavista. Além disso, há jogadores unionistas já com contratos profissionais, o que contrasta com a estrutura amadora da formação da Boa Vista. Ainda assim, o projecto deverá ter ‘pernas para andar’, pelo que deverá ser oficializado publicamente nos próximos dias.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito