O Caldas Sport Clube foi condenado a realizar um jogo à porta fechada e mais dois jogos fora do seu estádio numa decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa está o facto de o clube caldense ser acusado de “irregularidades nos bilhetes de ingresso”, “não comunicação de alteração ao recinto desportivo” e “inobservância de outros deveres relativos à protecção dos valores desportivos”, no jogo frente ao SC Farense, relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal, a 10 de Janeiro de 2018.
Segundo o processo disciplinar instaurado ao Caldas SC pode ler-se que foi imputado à formação do Oeste a “fotocópia de um número indeterminado de convites, desse modo isentando de pagamento de bilhete um conjunto indeterminado de pessoas obrigadas a pagar”, para além de ter permitido “a presença nas bancadas de espectadores em número superior à lotação máxima permitida”, de não ter evitado “a obstrução das escadas, vias de acesso e saídas de emergência”, e de ter montado/colocado “uma estrutura metálica tubular, procedendo desse modo a alterações no recinto desportivo, sem dar conhecimento imediato desse facto à FPF”, tratando-se de uma estrutura destinada a acolher os profissionais da comunicação social.
Para além dessas acusações que o Conselho de Disciplina considerou comprovadas, o Caldas SC foi ainda acusado de ter consentido “o comportamento dos seus adeptos, que incorreram em comportamentos discriminatórios”, tendo sido absolvido desta acusação.
Nesse sentido, o Caldas SC foi castigado com a “realização de um jogo à porta fechada” e na “interdição de dois jogos de jogar no seu recinto desportivo”, para além de uma multa “no valor conjunto e global correspondente a 1.530 euros”, pode ler-se no acórdão.
A decisão do Conselho de Disciplina foi dada a conhecer no dia 22 de Junho, e pelo que o Diário de Leiria conseguiu apurar, o clube caldense interpôs um recurso do Tribunal Arbitral do Desporto, estando à espera de uma decisão. Para além disso, o clube desconhece se o recurso interposto tem poder suspensivo em relação à decisão do Conselho de Disciplina.
Seja como for, o Caldas já prepara todos os cenários. Assim, na primeira jornada do Campeonato de Portugal, frente ao GD Peniche, a 12 de Agosto, o jogo será realizado à porta fechada, enquanto os outros dois jogos seguintes do Caldas em ‘casa’ deverão ser realizados no Estádio Municipal de Óbidos, um cenário que ainda não está confirmado, mas é o que tem mais força neste momento. Em causa está o jogo da terceira jornada, frente ao Nogueirense, a 26 de Agosto, e o jogo frente ao Alcains, a 16 de Setembro. |

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito