A UD Leiria começou a época da pior forma ao perder por 1-0 no terreno do Oliveira do Hospital, equipa que subiu este ano das distritais. Um mau atraso de Bruno Miguel permitiu aos homens da casa marcar o único golo da partida, num desafio em que os leirienses foram superiores, mas nunca conseguiram materializar essa superioridade, apresentando um futebol pobre, sem ideias e sem rasgo.
Ainda assim, a UD Leiria começou o jogo a todo o gás, desenhando belas jogadas colectivas, naquele que foi o seu melhor período. Assim, o golo esteve perto de surgir na sequência de um canto em que Carlos Daniel e João Vieira colocaram à prova os reflexos de Nando.
O bom momento dos leirienses foi sol de pouca dura, e a resposta dos homens da casa surgiu de livre directo, com Romário a obrigar Wilson a defesa apertada.
O jogo seguiu então numa toada em que a UD Leiria dominava as operações a toda a linha, mas esbarrava na muralha defensiva do Oliveira do Hospital, sem conseguir ter arte e engenho para desatar o né. Nesta fase, apenas as iniciativas individuais de Fabrice Kah destoavam da monotonia que se generalizou durante o primeiro tempo. Antes do intervalo, Tiago Cerveira encontrou a cabeça de Carlos Daniel na área e este obrigou Nando a brilhar e a manter o nulo ao intervalo.
Na segunda parte, a equipa da casa entrou mais pressionante, mas foi a UD Leiria quem ameaçou num remate de longe de Leonel Olímpio que obrigou Nando a defesa aplicada.
Apesar do ascendente, os leirienses demoravam a fazer mossa ao adversário, e, contra a corrente do jogo, foi o Oliveira do Hospital quem marcou com Bruno Miguel a fazer um passe deficiente para Wilson com David Brás a aproveitar para ficar isolado e atirar sem dificuldade para o 1-0.
A partir daqui a UD Leiria jogou em desespero, com a formação de Coimbra a responder com velozes jogadas de contra-ataque que deixaram o último reduto leiriense sempre em sentido. Do outro lado, nem um remate digno de registo chegou a ameaçar a baliza de Nando, pelo que o resultado arrastou-se até ao apito final.|

FC Oliveira Hospital 1
Nando Pedrosa, Ariano, Diogo Brito (c), Tiago Dias, André Freitas, Romário, Luís Martins, Gledson (Wanderson, 89′), David Brás, Fred Santana (Lane, 78′), Zé Francisco (Barreto, 63′).
Treinador: Miguel Valença.

UD Leiria 0
Wilson, João Dias (Renato Alexandre, 68′), Bruno Miguel, João Miguel, Tiago Cerveira, Leonel Olímpio (c), Ulisses, André Fontes (João Caminata, 58′), Fabrice Kah (Ernest, 64′), Carlos Daniel, João Vieira.
Treinador: Luís Pinto.

Estádio Municipal de Oliveira do Hospital
Árbitro: Eduardo Rocha (AF Aveiro).
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 David Brás (65′).
Disciplina: Amarelo a Diogo Brito (57′) e Luís Martins (69′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Ferreira Santos