Campo da Portela, na Marinha Grande
2.ªJornada do Campeonato Nacional Juvenis/Série C
Árbitro: Diogo Martinho
Auxiliares: Tiago Martinho e João Faria

EAS Marinha Grande 0
Afonso Roque, Diogo Silva, Pedro Carreira, Alexandre Fernandes (Eduardo Campos, 62′), Alex Ribeiro. João Dinis, Francisco Marques, João Santos, Tiago Soares (António Oliveira, int.), Rodrigo Nogueira, André Moreira (João Salvador, int.)
Não Utilizados: Bernardo Pereira, João Rocha, Gonçalo Sousa, Guilherme Aniceto
Treinador: David Santos

UD Leiria 2
Fabião, Luís Soares, Tiago Amado, Francisco Felizardo (João Lourenço, 79′), João Pinto, Frederico Vieira, Vasco Lopes, Gonçalo António, Luís Gouveia, Biscaia (Francisco Andrade, 80′), Xico Liberato (Bernardo Gomes, 60′)
Não Utilizados: Afonso Rebelo, Nuno Diniz, Bryan Rosa, Gonçalo Ribeiro
Treinador: Pedro Rafael

Marcadores: Luís Gouveia (36′) e Biscaia (43′)
Acção Disciplinar: Amarelo a Frederico Vieira (19′), António Oliveira (60′), Bernardo Gomes (62′), Alex Ribeiro (70′), Luís Gouveia (72′), João Lourenço (80′), Gonçalo António (80′).

Inicio de jogo equilibrado com a EAS a conseguir chegar mais perto da baliza adversária, embora sem perigo. Apesar do controlo da equipa da casa aos 20′ surge a primeira ocasião de perigo para a União de Leiria. Passe longo de Xico,  para bom remate de Biscaia com boa defesa de Afonso Roque. A partir dos 25′, a equipa marinhense reage, e  Paixão descobre Alex no meio da defensiva leiriense, mas Fabião foi rápido na abordagem ao lance e resolve. Aos 30′, canto de Alex a levar muito perigo à baliza leiriense,  com Nogueira a cabecear à barra. Aos 36′, vai surgir o primeiro golo do encontro. Remate de Luís Gouveia, com a bola a ressaltar na defensiva marinhense e a entrar nas redes da equipa da casa. A EAS procurou reagir, e mesmo em cima do intervalo, Diogo Silva, lateral direito da equipa da casa, a cruzar perigoso, para remate enrolado de Alex com a bola a perder-se nas mãos do guarda redes.
Praticamente no recomeço da etapa complementar, aos 42′,  lançamento perigoso na área Leiriense com Alex a ser derrubado, o árbitro nada assinalou, o que motivou muitos protestos por parte da equipa da casa, a que se seguiu um  contra ataque rápido leiriense,  com a bola colocada em profundidade em Biscaia que rematou para o 2-0. Aos 47′, mais uma grande oportunidade para a equipa da casa,  com João Guilherme a cruzar, e Oliveira a rematar contra o guarda redes adversário, quando tinha tudo para fazer melhor. Aos 53′,  Nogueira aparece em boa posição de remate com a bola a embater na defensiva leiriense e a perder-se para canto. Com o jogo a encaminhar-se para o seu final, sucederam-se as oportunidades e a pressão marinhense para dar a volta ao resultado, mas a boa organização defensiva leiriense assim o impediu.
Vitória leiriense, num encontro que ficou marcado pelo pontapé de penalti não assinalado a favor da equipa da casa e pela boa coesão defensiva leiriense.

Texto: JP
Foto: Ricardo Machado