A UD Leiria assegurou a passagem à segunda eliminatória da Taça de Portugal ao vencer o Benfica e Castelo Branco por 1-2, num jogo em que a turma de Tiago Vicente teve que sofrer para segurar a vantagem conseguida muito cedo na partida.
O jogo teve um começo espectacular, com muita velocidade e algum estudo mútuo. O Benfica e Castelo Branco tinha dificuldades em circular a bola devido à alta pressão da UD Leiria e, no minuto 14, após uma perda de bola de Landry em zona proibida, Ulisses assistiu Ernest que, no um-para-um, não vacilou e fez o primeiro da tarde.
Três minutos volvidos e novo golo para a turma leiriense, numa jogada tirada a papel químico do primeiro tento. Perda de bola, desta feita de Sani com João Vieira, isolado, a aproveitar para fazer o segundo.
Os albicastrenses procuravam reagir à desvantagem, mas à excepção do livre directo de Zezinho, aos 21 minutos, que embateu na base do poste, a formação de Sérgio Gaminha era muito previsível, enquanto a UD Leiria sabia gerir o jogo, apresentando-se mais assertiva com a bola, pelo que chegou ao intervalo a vencer por 0-2.

Segunda parte
de sofrimento
No segundo tempo, o Benfica e Castelo Branco entrou determinado a relançar a eliminatória e para isso precisava de chegar ao golo. Apesar dis­so, os leirienses defendiam de forma competente, mas o jogo mudaria de figurino ao minuto 60 quando João Vasco foi rasteirado por Nailson dentro da área. Paulo Raposo assinalou grande penalidade e mostrou a segunda cartolina amarela ao leiriense, o que ditou a sua expulsão. No entanto, na conversão da grande penalidade, Dani Matos permitiu a defesa de Wilson Soares, desperdiçando uma oportunidade soberana de relançar a partida.
Nesta fase do encontro, a UD Leiria sofria com a inferioridade numérica e Diogo Costa, de cabeça, atirou o esférico à trave. Os albicastrenses bem tentavam, mas o golo só surgiu a 5 minutos do final do tempo regulamentar, com Dani Matos a reduzir, ‘penteando’ o esférico após cruzamento de Miguel Lopes.
Já no período de compensação surgiu o lance mais polémico do jogo. Mão na bola de João Miguel na grande área, no entanto, Paulo Raposo assim não o entendeu e o jogo chegou ao final com vitória da UD Leiria por 1-2, que segue em frente na Taça de Portugal.
Má arbitragem do trio liderado por Paulo Raposo. Ficou uma grande penalidade por assinalar e consequente expulsão. Teve influência no resultado final.|

BC Branco 1
André Caio, André Cunha, Diogo Costa, Issouf (Jordão, 70′), Zezinho, Aílson (Fellipe Veloso, 61′), Sani, Landry (Dani Matos, int.), Daniel Rodriguez, João Vasco, Miguel Lopes.
Não jogaram: João Lourenço, Francisco Caetano, Rafael Pinto, Trindade.
Treinador: Sérgio Gaminha.

UD Leiria 2
Wilson, João Dias, João Miguel, Naílson, Tiago Cerveira, Leonel Olímpio, Ulisses (André Fontes, 90′), Maksim, João Caminata, Ernest (Anílton, 90′), João Vieira (Carlos Daniel, 79′).
Não jogaram: Ricardo Campos, Nikolaesh, Heli, Fabrice Kah.
Treinador: Tiago Vicente.

Estádio Municipal Vale do Romeiro, em Castelo Branco
Árbitro: Paulo Raposo (Santarém).
Assistentes: Pedro Freire e Adelino Crespo.
Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Ernest (15′), 0-2 João Vieira (18′), 1-2 Dani Matos (85′).
Disciplina: Amarelo a Wilson (4′), André Cunha (12′), Naílson (19′ e 59′), Leonel Olímpio (25′), Dani Matos (58′), Ulisses (90′), Ernest (90′).

Texto: Tribuna/RBC – Diário de Leiria
Foto: Tribuna Desportiva