A UD Leiria soma e segue no campeonato nacional. Depois de um início desastroso, os leirienses encetaram uma recuperação impressionante com três vitórias consecutivas, a última das quais no passado domingo, frente ao Portalegrense, num jogo em que um ‘bis’ de João Alves tornou-se decisivo para o desfecho da partida.
A UD Leiria começou desde cedo a mostrar para o que ia, com Leo a deixar o primeiro aviso, com um remate cruzado que passou perto do poste. Pouco depois, o golo surgiu mesmo com João Alves a ser o mais esclarecido dentro da área, colocando os leirienses em vantagem.
Pouco depois, num lance de contra-ataque, João Alves tirou o adversário do caminho e, na cara do guarda-redes, fez um chapéu de grande classe para o 2-0. Estava sentenciada a partida com apenas 12 minutos disputados.
Do outro lado, o Portalegrense nunca abdicou de atacar, esticando a sua equipa no terreno, mas a verdade é que não tinha argumentos para poder uma formação leiriense mais competente em todos os aspectos do jogo.
Na segunda parte, a UD Leiria continuou a dominar o jogo, mas foi o Portalegrense quem criou a melhor oportunidade quando Rodrigo Pepe atirou cruzado para defesa apertada de Diogo. Foi o único momento em que os leirienses vacilaram em termos defensivos.
Com o jogo controlado e a vitória no bolso, os leirienses limitaram-se a gerir a partida, pelo que o perigo andou sempre arredado de ambas as balizas.
Arbitragem tranquila de Rúben Teles. |

UD Leiria 2
Diogo, Trezentos (c), Pires, Tiago Gaspar, Rodrigo, Tiago Dinis, Alexandre, Manuel (Ramos, int.), Leo (Martim, 61′), João Alves (Micael, 61′), David.
Não jogaram: Hugo, Mário, Joel, Gonçalo.
Treinador: Wilson Gomes.

CD Portalegrense 0
Eduardo Cardoso, Rodrigo Varela, Rodrigo Remigio (Bernardo Silva, int.), Fábio Voludo, Luis Carvalho (Pedro Bambulo, 59′), Rafael Gavancha (Guilherme Rodrigues, int.), Miguel Martins, Filipe Ascensão, André Bizarra, Rodrigo Pepe (Rui Aires, 59′), Afonso Marques.
Não jogaram: Daniel Palma, David Maçãs.
Treinador: Paulo Amaral.

Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: Ruben Teles (AF Lisboa).
Assistentes: Martim Faria e Márcio Azevedo.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 João Alves (6′), 2-0 João Alves (12′).
Disciplina: Amarelo a Luís Carvalho (23′) e André Bizarra (57′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria