Não foi desta que a UD Leiria regressou às vitórias no Campeonato de Portugal, não indo além de um empate (1-1) frente ao Anadia, num jogo em que os leirienses foram superiores, mas depois de se colocarem em vantagem, voltaram a cometer um erro que permitiu ao adversário sair de Leiria com um ponto.
Os primeiros minutos foram de grande equilíbrio, com ambos os conjuntos a demonstrarem que tinham em mente a conquista dos três pontos. Contudo, o jogo foi sobretudo disputado a meio-campo, sem que nenhuma das equipas conseguisse criar uma real oportunidade de golo.
Só perto da meia hora de jogo é que a UD Leiria ficou perto de marcar quando Fabrice Kah recuperou a bola a Kingsley e rematou à entrada da área com selo de golo, mas Alexandre Verdade fez uma extraordinária defesa para canto.
Perto do intervalo, a UD Leiria voltou a ficar perto do golo após excelente jogada de combinação, com Fabrice Kah a meter a bola na boca da baliza, e quando Ernest se preparava para encostar para o fundo das redes, surgiu Dos Santos a tirar o pão da boca ao avançado leiriense.
Na segunda parte começou melhor a UD Leiria, com Ernest a deixar o aviso com um remate cruzado que passou a centímetros do poste. Nesta fase, o Anadia parecia perdeu algum fulgor, pelo que a UD Leiria aproveitou para chegar à vantagem numa transição em que Ernest foi lançado por Wilson em profundidade, com o avançado a tirar um adversário do caminho e, na cara de Verdade, atirou com a ponta do pé para o fundo das redes.
A resposta do Anadia foi enérgica, ao ponto de ter encostado os leirienses às costas. Num primeiro lance, na sequência de um canto, o Anadia esteve muito perto de chegar ao empate: depois de um desvio ao primeiro poste a bola sobrou para Dos Santos que viu Wilson tirar-lhe o golo certo com uma defesa por instinto.
Depois da ameaça o golo surgiu mesmo. Na sequência de uma bola metida na área, o árbitro considerou que Denis agarrou André Aranha e apontou para a marca dos 11 metros. Na cobrança do penálti, Rui Raínho voltou a empatar o jogo.
A partir daqui, foi a UD Leiria quem procurou chegar à vitória e, no período de compensação, esteve perto de o conseguir. Na sequência de um canto, a bola sobrou para Carlos Daniel que rematou de primeira, com um defesa visitante a cortar o lance em cima da linha de baliza, quando já se gritava golo nas bancadas.
Arbitragem com alguns erros de Rui Soares. Benefício da dúvida no lance da penalidade.|

UD Leiria 1
Wilson, João Dias, João Miguel, Bruno Miguel, Denis, Maksim, Ulisses Oliveira, Pepo (Carlos Daniel, 79′), Ernest (Renato Alexandre, 89′), Fabrice Kah (João Caminata, 71′), João Vieira.
Não jogaram: Ricardo Campos, Nikolaesh, Leonel Olímpio, André Fontes.
Treinador: Tiago Vicente.

Anadia FC 1
Alexandre Verdade, João Nogueira, Dos Santos, Pedro Santos, Rui Raínho, Kingsley, Mauricio, André Aranha, Rúben Silvestre, Marcelo Santiago, Firmino Salgado (Leandro Vieira, 64′).
Não jogaram: Manuel Gama, Kaká, Marc Mucha, Samuel Garrido, Diogo Ribeiro, Manuel Garruço.
Treinador: Nuno Pedro.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: Rui Soares (AF Santarém).
Espectadores: 500.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Ernest (66′), 1-1 Rui Raínho (77′, p.).
Disciplina: Amarelo a Pedro Santos (41′) e Bruno Miguel (79′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Nuno Abreu