A UD Leiria complicou as contas do acesso à segunda fase ao perder em casa diante do líder Marinhense por 0-2, num jogo quase sempre equilibrado e que foi decidido nos detalhes, com os visitantes a mostrarem maior maturidade. Exemplo disso mesmo, foi a forma como a UD Leiria acabou o jogo com apenas nove jogadores.
O jogo começou dividido, o que acabaria por ser um tónico durante toda a partida. Ainda assim, foi o Marinhense quem se adiantou no marcador quando Tiago Sousa trabalhou bem na área e rematou para a baliza, aparecendo o colega Rodrigo Crespo a encostar para o fundo das redes.
O golo sofrido ‘enervou’ os leirienses que ficaram reduzidos a dez elementos com a expulsão infantil do capitão Trezentos, com vermelho directo. Curiosamente, a UD Leiria aproveitou a contrariedade para unir forças e foi quem ficou perto de marcar em cima do intervalo quando Micael, numa bola jogada individual, rematou para defesa apertada de Francisco, com a bola a pairar em cima da linha e um defesa vidreiro a tirar o pão da boca a João Alves.
No segundo tempo o jogo teve poucos motivos de interesse, com o Marinhense a gerir a vantagem, perante uma UD Leiria muito abnegada, mas sem capacidade para criar mossa.
Perto do final, foi o Marinhense quem ficou perto do golo após bom trabalho individual de Hugo Cordeiro, mas o guardião leiriense opôs-se bem. Em cima dos 70 minutos, num livre lateral, Renato Sousa bateu forte e surpreendeu Hugo que pareceu mal batido, fixando o resultado final em 2-0.
O árbitro Diogo Oliveira fez um trabalho positivo, apesar de ter tido um critério disciplinar (demasiado) apertado.|

UD Leiria 0
Hugo, Trezentos (c), Mário, Tiago Gaspar, Rodrigo, Tiago Dinis, Manuel (Micael, 25′), Leo, João Alves, Joel (Pedro Martim, 55′), David.
Não jogaram: Diogo, David Pires, Tomás Ramos, Gonçalo, Alexandre.
Treinador: Wilson Gomes.

AC Marinhense 2
Francisco (Pedro Pereira, int.), Duarte Mendes (Hugo Cordeiro, 66′), Gonçalo Silva (João Soutinho, int.), Gonçalo Ruivo, David Lopes, Rodrigo Crespo, Gonçalo Girão, Renato Sousa, Simão Silvestre (Lucas Passagem, 61′), Afonso Velho (André Bujaca, int.), Tiago Sousa.
Não jogaram: Afonso Gabriel, Miguel Pereira.
Treinador: Carlos Fonseca.

Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: Diogo Oliveira (AF Leiria). Assistentes: Bruno Vieira e Rodrigo Luís.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Rodrigo Crespo (20′), 0-2 Renato Sousa (70′).
Disciplina: Amarelo a David (27′), Tiago Sousa (28′), Gonçalo Ruivo (28′), Mário (34′), Tiago Dinis (45′ e 68′), Gonçalo Girão (46′), Pedro Pereira (70+1′). Vermelho directo a Trezentos (27′). Vermelho por acumulação a Tiago Dinis (69′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: V.S.