A Pelariga seguiu em frente na Taça do Distrito ao vencer a UD Leiria ‘B’ por 0-1, num jogo com duas partes bem distintas. O golo de Cordeiro acabou por ser decisivo numa partida em que nenhuma das equipas merecia perder.
Começou melhor a Pelariga, com um futebol mais acutilante e trabalhado, mas a primeira grande oportunidade de golo pertenceu à UD Leiria quando Hugo Almeida fez uso da sua velocidade para servir Simão Carvalho, com o médio a rematar ao lado quando podia ter feito bem melhor.
No lance seguinte, a Pelariga respondeu com eficácia máxima com Cordeiro a trabalhar bem na área e a rematar cruzado para o 0-1.
Até ao intervalo, o jogo manteve-se equilibrado, mas sempre com sinal mais da Pelariga, perante uma UD Leiria a usar e a abusar do futebol directo.
Na segunda parte, fruto das alterações feitas ao intervalo, a UD Leiria surgiu em campo mais dominador e pressionante, encostando a Pelariga ao seu último reduto. Assim, foram os leirienses que ficaram perto de marcar num contra-ataque em que Hugo Almeida ficou isolado, mas ao tentar contornar o guardião acabou por adiantar demasiado a bola.
Apesar do domínio dos homens da casa, a verdade é que a UD Leiria sentia muitas dificuldades para criar reais situações de perigo, e nem as bolas paradas colocaram em causa a baliza de Bernardo que mostrou-se sempre muito seguro.
Numa segunda parte dominada pelos leirienses, o melhor que a Pelariga fez foi um remate de meia distância de Cordeiro para defesa apertada para canto de Danilo, mas a verdade é que a equipa do concelho de Pombal conseguiu segurar com unhas e dentes a curta vantagem e seguir em frente na competição.
Arbitragem com alguns erros de Ricardo Carreira, mas globalmente positiva. |

UD Leiria ‘B’ 0
Danilo, Ivan Monteiro (Tiago Borges, int.), Hugo Miguel, André Dinis, Gonçalo Santos (Guilherme Franco, 67′), Rodrigo Marques, Simão Carvalho (c) (Simão Lopes, int.), Dinis Silva, Martim Moreira (Tomás Faria, int.), Francisco Ferreira, Hugo Almeida.
Não jogaram: Dinis, Marcos Lima, Xavier Gaspar.
Treinador: José Horta.

GD Pelariga 1
Bernardo, Pedro (Gui, 29′), JP, Garay (Bruno, 32′), Rafa, Rica (c) (Romeu, 70+1), Rô, Serrano, Vieira (Carocha, 70+1), João Tomás (Tomás, 57′), Cordeiro.
Não jogaram: Martim, Simão Simões.
Treinador: Manuel Lopes.

Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: Ricardo Carreira.
Assistentes: Fábio Santos e Beatriz Vilic.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Cordeiro (19′).
Disciplina: Amarelo a Rô (51′), Serrano (70+2).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria