O Vieirense recebeu e venceu o Figueiró dos Vinhos (4-3) numa partida em que esteve em desvantagem por três vezes, mas soube sempre reagir e alcançou, já próximo do final, uma vitória suada, mas inteiramente justa.
O jogo começou bem disputado, com ambas as equipas a jogar de igual para igual, com a equipa do Norte do distrito a mostrar que veio com intenções de levar os três pontos para Figueiró. Foi, no entanto, o Vieirense o primeiro a criar perigo por Teles que recebeu de costas e rematou à meia-volta com a bola a desviar num defesa para canto. Do outro lado, Estudante, por duas vezes, rematou contra os defesas contrários, também criando muito perigo.
Aos 23 minutos surgiu o golo forasteiro por Beto na conversão de uma grande penalidade, a castigar mão de Freitas. Reagiu bem o Vieirense e Daniel podia ter igualado quando surgiu isolado perante Mika, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.
À passagem da meia hora surgiu o empate, numa jogada construída pelos avançados do Industrial, com Botas a servir Teles que não desperdiçou e repôs a igualdade. A terminar a primeira parte novo balde de água fria na Vieira. Depois de um desentendimento entre a defesa e o guardião Ruben, a bola sobrou para Russo que só teve de encostar para ir para o descanso em vantagem.
A entrada forte dos homens da casa valeu o empate logo nos primeiros minutos do segundo tempo por Daniel após um bom remate cruzado. Pouco depois foi Botas que podia ter consumado a remontada, mas na cara de Mika rematou contra o guardião, quando tinha tudo para fazer o golo.
Contra a corrente do jogo foi o Figueiró a voltar à vantagem por Ferreira, de cabeça, na sequência de um livre lateral, numa jogada em que toda a equipa do Vieirense parou para reclamar que a bola havia saído, contudo o árbitro validou o lance. Também de bola parada o IDV voltou a igualar por Freitas, a fazer valer a sua alta estatura para, de cabeça, na área, não perdoar (3-3).
Até final o Vieirense aumentou a pressão e arriscou tudo no ataque, e já nos últimos minutos o recém-entrado Fábio Lucas deu seguimento a um bom trabalho de Botas e carimbou o triunfo vieirense.
Arbitragem globalmente positiva, embora não isenta de pequenos erros.|

ID Vieirense 4
Ruben, Júlio (Bruno Ferreira, 82’), Freitas, André Lourenço, Luís Carlos (Fábio Lucas 70’), Letra (c), André Cruz, Daniel, David (Cláudio 33’), Teles e Botas.
Não jogaram: Carlos Vieira, Bruno Diniz, Serginho e Rafael Rego.
Treinador: Luciano Silva.

AD Figueiró Vinhos 3
Mika, Darçon, Ferreira, Luís Pedro, Kineta, Diogo Pimenta, Beto (c)(Ivan, 70’), Estudante (Zé Augusto, 62’), Mica (Xano, 80’), Russo e Jetta.
Não jogaram: Batista e Matine.
Treinador: Fernando Gonçalves.

Estádio Albano Tomé Feteira , em Vieira de Leiria
Árbitro: Ivo Madureira. Assistentes: João Santos e Diogo Silva.
Ao intervalo: 1-2. Espectadores: 190.
Golos: 0-1 Beto (23’, p.),1-1 Teles (35’), 1-2 Russo (45+2’), 2-2 Daniel (55’), 2-3 Ferreira (61’), 3-3 Freitas (74’), 4-3 Fábio Lucas (85’).
Disciplina: Amarelo a Botas (18’), Luís Carlos (38’), André Cruz (52’), Freitas (62’), Darçon (73’), Fábio Lucas (85’), Cláudio (90+3’).

Texto e foto: Carlos Pinheiro – Diário de Leiria