Foi sob uma chuva miudinha e persistente que a UD Leiria regressou às vitórias (3-1) frente ao Estoril, numa vitória bastante suada e que só surgiu nos últimos minutos.
Ainda se procuravam lugares nas bancadas quando Bruno, no meio do seu meio-campo, meteu a bola em profundidade em Carvalho que, muito rápido, surgiu isolado na cara de Moraru e abriu o marcador (1-0).
Com o golo madrugador os leirienses mostraram agressividade nas bolas divididas e controlavam a partida, contudo foi a turma do Estoril a chegar ao empate. Afonso, de fora da área, aplicou um remate aparentemente inofensivo mas que entrou no canto inferior direito da baliza de Dário.
O golo animou os forasteiros que equilibraram o encontro e, até ao intervalo, assistiu-se a um jogo bastante disputado. Por um lado, o Estoril praticava um futebol mais rendilhado e com maior posse de bola. Por outro, era a equipa da casa que em velocidade e sem nunca perder o faro pela baliza adversária, quem construía as melhores oportunidades.
Primeiro foi Piedade que, na sequência de um livre e com o guarda redes adversário batido, atirou por cima da barra. Depois, foi Pedro Rafael que, dentro da área, respondeu sem direcção a um canto superiormente executado por Carvalho.
Com um maior ascendente durante toda a segunda parte, a turma da UD Leiria ganhou o meio do terreno, assentou o seu futebol e criou maiores dificuldades aos estorilistas que, por seu lado, tinham o ‘gigante’ Frazer Malcom a desgastar a linha defensiva leiriense.
Os últimos 20 minutos jogaram-se de do banco e, as substituições operadas definiram o vencedor. Armando Costa mostrou que queria ganhar a partida. Ajustou o seu onze e refrescou o seu ataque ao fazer saltar do banco um irrequieto Nicky que trouxe à equipa a profundidade que lhe faltava.
Desta forma foi em cima do tempo regulamentar que Pedro Rafael atacou uma bola vinda da esquerda e colocou a sua equipa na frente do marcador. Já em período de descontos a UD Leiria ainda voltou a chegar ao golo quando Alex, na esquerda e solto de marcação, galgou trinta metros e fechou o resultado.
O trio de arbitragem efectuou uma bom trabalho.|

UD Leiria 3
Dário, Ilyas, Pedro Rafael, Celso, Djalo, Piedade, Alex, Sidico (China, 85′), Carvalho (Vasco, 88′), Bruno e Henrique (C) (Nicky, 75′).
Não jogaram: Xico, Pegas, Tomás Dionisio e Tiago.
Treinador: Armando Costa.

GD Estoril 1
Moraru, Bernardo, Afonso, Alexandre Barbas,Frazer Malcolm (Rodrigo, 75′), Gustavo (Carlos Fernandes, 71′), André Caeiro, Diego, Gabriel, Telmo Watche e Pedro Fonseca.
Não jogaram: Gonçalo, Diogo Leitão, Upachente, Zé Maria e Afonso Pestana.
Treinador: Diogo Vilhena.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Paulo Raposo (AF Santarém). Assistentes: Adelino Crespo e Pedro Freire.
Espectadores: 160. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 1-0 Carvalho (3′), 1-1 Afonso (13′), 2-1 Pedro Rafael (90′), 3-1 Alex (90+5′).
Disciplina: Amarelo a Sidico (66’), Frazer Malcolm (74’), Gabriel (87′), Djalo (87′), Pedro Rafael (89′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: Eugénio Davydenko